sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Objeto de lixo espacial irá colidir com a Terra nesta sexta-feira 13!

Um pedaço de lixo espacial chamado WT1190F está em rota de colisão com a Terra.

A peça está programada para entrar na nossa atmosfera hoje, sexta-feira, 13 de novembro, sobre o Oceano Índico, a cerca de 100 km da costa do Sri Lanka.

Após a reentrada, a WT1190F irá receber enorme quantidade de calor por conta do atrito com as moléculas de ar na atmosfera. Em um momento crítico, o calor crescerá tanto que o objeto explodirá em chamas. Isso aconteceu já em 2008, quando a Agência Espacial Europeia condenou um dos seus Veículos de Transferência Automatizado, chamado Júlio Verne.


Júlio Verne era significativamente maior do que WT1190F, por isso, o show não será tão espetacular hoje, sexta-feira, como o que aconteceu anteriormente. No entanto, o astrônomo do Lowell Observatory, Nicholas Moskovitz, suspeita que os residentes da costa do Sri Lanka poderão ver o fenômeno, caso estejam no local certo, na hora certa. “Infelizmente, o fenômeno ocorrerá em torno do meio-dia local, o que significa que o sol estará a pino, mas o objeto provavelmente ficará tão brilhante quanto uma lua cheia", disse Moskovitz.

Embora Júlio Verne (mostrado abaixo) pesasse mais de 2,3 toneladas, WT1190F não é mais do que um pedaço de 2,1 metros de lixo espacial, que pertenceu a uma missão há muito tempo abandonada, cuja missão é difícil de ser identificada, segundo Moskovitz. “É muito difícil manter o controle de todo o lixo que está no espaço. É pouco provável que seremos capazes de relacionar o lixo a uma parte específica de uma espaçonave”, disse.


Independentemente disso, a reentrada de WT1190F é um evento especial, pois é a primeira vez que os cientistas calcularam a hora e o local exatos que um pedaço de lixo espacial irá colidir com nosso planeta.

Mas, os eventos de reentrada são planejados com bastante antecedência, caso contrário, poderia ser um desastre, já que mais de meio milhão de peças de lixo espacial estão na órbita da Terra a cerca de 28 mil quilômetros por hora. Esta ilustração mostra a quantidade de lixo espacial no espaço:



Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail
fonte:jornalciencia.com
Por Bruno Rizzato
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário