quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Cachorros entendem muito mais da fala humana do que você pensa


De acordo com um novo estudo da Universidade Emory (EUA), cães têm a capacidade de distinguir palavras e a entonação da fala humana através de regiões cerebrais semelhantes aos que os seres humanos usam.

Assim, os pesquisadores creem que a aprendizagem do vocabulário não parece ser uma capacidade exclusivamente humana, mas sim uma função mais antiga que pode ser explorada para ligar sequências sonoras arbitrárias de significados.

Palavras + entonação
As palavras são os blocos de construção básicos da língua humana, mas quase nunca são encontradas em comunicações vocais não humanas.

Entonação é uma outra maneira de transmitir informação através da fala. Por exemplo, elogios tendem a ser transmitidos em um tom mais alto e variável.

Seres humanos usam ambos os mecanismos para se comunicar – inclusive quando estão falando com seus cães. Mas será que os animais podem entender?
Sim

No estudo, cachorros foram expostos a gravações de vozes de seus donos conforme eles usavam várias combinações de vocabulário e entonação.

Por exemplo, elogios com uma entonação de elogio, elogios com entonação neutra, palavras neutras com entonação de elogio e palavras neutras com entonação neutra.

Os pesquisadores utilizaram ressonância magnética funcional para analisar a atividade cerebral dos cães enquanto eles escutavam cada combinação.

Os resultados revelaram que, independentemente da entonação, os animais processaram o vocabulário, reconheceram cada palavra distinta e, ainda, o fizeram de uma forma similar aos seres humanos, usando o hemisfério esquerdo do cérebro.
E muito mais

Também como os humanos, os cientistas descobriram que os cães processaram a entonação separadamente do vocabulário, nas regiões auditivas no hemisfério direito do cérebro. Por último, e também como seres humanos, a equipe descobriu que os cães invocaram tanto o significado da palavra quanto a entonação para processar o valor dos enunciados.

Ou seja, os cães parecem compreender ambas as palavras e entonação humanas. Os autores observam que é possível que forças seletivas durante a domesticação dos cachorros levaram ao surgimento da estrutura cerebral subjacente a esta capacidade nos animais.

Apesar disso, a rápida evolução das assimetrias hemisféricas relacionadas com a fala em cães é improvável. Logo, os seres humanos continuam sendo únicos na sua capacidade de inventar palavras. [ScienceDaily, OxfordJournals]

por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário