quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Uber: o primeiro carro que pilota sozinho começa a operar este mês

Volvo Cars and Uber join forces to develop autonomous driving cars

Se você mora em Pittsburgh, nos EUA, pode ter a chance de pegar um Uber autônomo, capaz de se dirigir sozinho, ainda este mês.

Em 2015, a companhia multinacional norte-americana de transporte privado anunciou que estava trabalhando em carros de autocondução. No início deste ano, a empresa admitiu abertamente que estava testando tais veículos em Pittsburgh.

Apesar disso, com rivais como o Google na disputa pelo mercado dos carros autônomos, creio que ninguém imaginava que os esforços do Uber dessem resultados mais cedo do que os de seus concorrentes.

Mas esse é exatamente o caso. Em entrevista ao portal Bloomberg, o CEO da empresa, Travis Kalanick, revelou que o Uber está se preparando para adicionar carros autônomos a sua frota ainda este mês.

Em fase de teste
A empresa vai implantar cerca de 100 Volvos XC90 à sua frota. Os SUVs serão modificados com equipamentos de autocondução, mas não vão circular por aí totalmente sozinhos.

Cada veículo será composto por um engenheiro, que pode tomar a direção quando necessário, e um copiloto para observar e tomar notas. Haverá também um computador para gravar dados e mapas da viagem.

Se você pedir um Uber em Pittsburgh e acabar em um desses carros, a viagem será de graça.
Incertezas

Muito pouco se sabe sobre os planos do Uber no momento, mas a empresa disse à Bloomberg que vai equipar seus carros com kits de condução autônoma, em vez de desenvolver seus próprios veículos, como o Google está fazendo.

No entanto, a Volvo anunciou que assinou um acordo de US$ 300 milhões com o Uber para desenvolver um veículo totalmente autônomo até 2021, a mesma meta estabelecida pela Ford para o seu próprio carro de autocondução.

Uber e Otto
O Uber se ligou à Otto, uma startup promissora que quer trazer tecnologia de autocondução a caminhonetes existentes. A aquisição da Otto é extremamente notável, não só por sua técnica, mas pelo pessoal envolvido.

A empresa foi fundada por ex-funcionários do Google, como Anthony Levandowski, Lior Ron, Don Burnette e Claire Delaunay.

Levandowski liderou os esforços de carro autônomos do Google, Ron era um executivo no Google Maps e Motorola, enquanto outros funcionários passaram algum tempo com a Apple, Tesla e outras empresas automotivas notáveis.

Levandowski, inclusive, afirmou estar animado com o progresso rápido do Uber, sugerindo frustração com a lentidão do desenvolvimento do projeto do Google. O tempo dirá como isso vai se desenrolar, mas teremos o primeiro vislumbre dessa atitude ousada em breve. [TechCrunch, Gizmodo, TheVerge]

por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário