quinta-feira, 25 de agosto de 2016

CONFIRMADO: planeta parecido com a Terra encontrado no sistema solar mais próximo

Impressão artística de como seria ver Proxima Centauri a partir da superfície de Proxima b. A estrela brilhante próxima é Proxima Centauri

Os astrônomos do ESO finalmente confirmaram que foi descoberto um novo candidato a exoplaneta chamado Proxima b dentro da zona habitável de Proxima Centauri, uma anã vermelha e sistema estelar mais próximo de nós, bem próximo do sistema mais brilhante e famoso Alpha Centauri.

A notícia está causando furor por que significa que temos um planeta parecido com a Terra, possivelmente habitável, a meros 4,2 anos-luz de distância, praticamente no nosso quintal.

Ainda teremos que fazer pesquisas para confirmar as características de sua atmosfera e a possibilidade de água líquida na superfície, mas a equipe que descobriu já está até fazendo planos de como chegar lá.

Pelo nome, já dá para saber que se trata de uma estrela da constelação de Centauro, e foi encontrado comparando observações do primeiro semestre deste ano com 16 anos de outras observações feitas por telescópios por todo o mundo.

Com estes 16 anos de dados, a equipe acredita ter evidência estatística suficiente para afirmar a existência de Proxima b.

Por enquanto o que se sabe deste novo planeta é que ele deve ter aproximadamente 1,3 vezes o tamanho da Terra, e tem uma boa chance de ser rochoso. Ele orbita sua estrela a cerca de 6,92 milhões de quilômetros, e um ano em Proxima b dura 11,2 dias.

A temperatura na superfície é de cerca de -40 graus Celsius, e existe a possibilidade de ter uma atmosfera e água líquida na superfície, o que aumenta as chances de ter vida no planeta.

Ainda são necessárias outras observações para confirmar a descoberta, mas segundo os cientistas o planeta está dentro do alcance de sondas, o que significa que num futuro não tão distante talvez enviemos uma sonda para fotografar o planeta.

A equipe planeja trabalhar em conjunto com Mark Zuckerbert, Stephen Hawking e o bilionário russo Yuri Milner, no projeto Starshot, para enviar microsondas para Alfa Centauri. A intenção é fazer suas pequenas sondas cheguem em Alfa Centauri em 30 anos.

A descoberta foi publicada no periódico Nature. [ESO, ScienceAlert, Nature]

Uma vista do céu mostrando o observatório La Silla no Chile e as estrelas Alfa Centauri e Proxima Centauri

Comparação do sistema solar (até a órbita de Mercúrio) e Proxima Centauri, mostrando a zona habitável e a provável órbita de Proxmia b

Impressão artística mostrando Proxima b orbitando a anã vermelha Proxima Centauri

O céu em torno de Proxima Centauri e Alfa Centauri AB

Mapa estelar mostrando a localização das estrelas da constelação do Centauro

Considerando como vemos o Sol, este seria o tamanho de Proxima Centauri no céu de Proxima b

A comparação no tamanho de várias estrelas, incluindo o Sol e Proxima, e o planeta Júpiter

fonte
por Cesar Grossmann
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário