quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Cassação de Eduardo Cunha será votada no dia 12 de setembro


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou para o dia 12 de setembro a votação em Plenário do pedido de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A informação foi dada pela assessoria de imprensa da Presidência da Câmara.

O parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que recomenda a cassação de Cunha por quebra de decoro parlamentar foi lido em Plenário na segunda-feira (8). São necessários 257 votos entre os 512 deputados em exercício para determinar a perda do mandato de um parlamentar.
Deputado afastado e ex-presidente da Câmara é acusado de mentir na CPI da Petrobras
Deputado afastado e ex-presidente da Câmara é acusado de mentir na CPI da Petrobras

O governo interino de Michel Temer (PMDB) articulou com a antiga oposição (PSDB, DEM e PSB) para deixar a votação da cassação de Eduardo Cunha para setembro, quando o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff estiver concluído. PT, Rede, Psol e PCdoB vinham pressionando Maia para que a votação contra o peemedebista fosse realizada em data mais próxima possível.

O receio do governo de Michel Temer seria que Cunha pudesse atrapalhar o processo de impeachment se perdesse o mandato antes do afastamento de Dilma estar finalizado, "atirando" contra membros do governo interino, e que viesse ainda a "tumultuar" a votação final do processo contra Dilma, prevista para ocorrer entre o final de agosto e início de setembro.

A tese já era defendida pelo chamado Centrão -- grupo de partidos liderados por PP, PSD e PTB --, mas enfrentava resistência no PSDB e no DEM. O consenso, contudo, teria sido alcançado em café da manhã nesta terça-feira (9), entre Maia e líderes do Centrão e da antiga oposição.

Nesta quarta-feira (10), Rodrigo Maia confirmou em entrevista coletiva que a base de apoio ao presidente em exercício Michel Temer quer votar a cassação somente depois da conclusão do processo de impeachment de Dilma. Ele também apontou para a pressão do PT, Rede, Psol e PCdoB para a decisão ocorrer antes do julgamento da presidente afastada.

Maia destacou ainda que vai anunciar nesta quarta-feira a data, mas que ainda deve ouvir alguns líderes. “Vou definir hoje. Vamos esperar a parte da tarde. Tudo é legítimo. A oposição quer votar amanhã, como exemplo. A base do governo quer votar depois do impeachment. Do ponto de vista político, tudo é legítimo”, disse aos jornalistas.

Com Agência Câmara
imagem:blogdobg.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário