quinta-feira, 9 de novembro de 2017

MP-AL investiga se Estado não está dando suporte ao serviço do Samu em Arapiraca

Promotoria teve acesso a documento que mostra falta de ambulâncias na região e de condições básicas de trabalho. Sesau diz que investe em melhorias.

Denúncia é de que faltam ambulâncias do Samu para atender à região do Agreste de Alagoas (Foto: Jonathan Lins/G1)

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) investiga se a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não está dando suporte à base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Arapiraca, tornando falho o serviço. O procedimento preparatório foi divulgado nesta quinta-feira (9), no Diário Oficial do Estado (DOE).

A portaria é assinada pelo promotor Alberto Tenório Vieira. Segundo a publicação, o MP recebeu a denúncia através de um ofício enviado pelo deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB).
A documentação mostra que a Sesau está tirando condições de atendimento à população para realização de socorros, até falta de ambulâncias que atendam na região e macrorregião.

A Sesau informou à reportagem do G1 que vem realizando investimentos e adotando todas as medidas necessárias para assegurar o funcionamento adequado do Samu em Alagoas e que até o próximo mês vai renovar toda a frota de ambulâncias (veja a nota na íntegra ao final do texto).

O procedimento para colher informações sobre as possíveis irregularidades será encaminhado ao Procurador Geral de Justiça do Estado de e tem o prazo de 90 dias para ser concluído. Se as investigações apontarem algum indício de que há a irregularidade, será instaurado um inquérito civil ou uma ação civil pública.

Veja abaixo a nota da Sesau na íntegra:
A SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE (SESAU) VEM REALIZANDO INVESTIMENTOS E ADOTANDO TODAS AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA ASSEGURAR O FUNCIONAMENTO ADEQUADO DO SAMU ALAGOAS, QUE COBRE TODO O TERRITÓRIO ALAGOANO. PROVA DISSO É QUE ATÉ O PRÓXIMO MÊS, A FROTA DE AMBULÂNCIAS SERÁ 100% RENOVADA. PARA ISSO, FORAM INVESTIDOS MAIS DE 7,5 MILHÕES DE RECURSOS PRÓPRIOS NA COMPRA DE 40 NOVAS AMBULÂNCIAS E AINDA OUTRAS 20 FORAM ENVIADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE. DESSE TOTAL, 30 JÁ FORAM ENTREGUES, SENDO CINCO DESTINADAS À ARAPIRACA, E AS OUTRAS 30 ESTARÃO ATENDENDO AOS ALAGOANOS A PARTIR DESTE MÊS, SENDO MAIS QUATRO ENVIADAS PARA ARAPIRACA, TOTALIZANDO 9 NOVAS AMBULÂNCIAS NO MUNICÍPIO. SALIENTA AINDA QUE AS AMBULÂNCIAS DAS BASES DESCENTRALIZADAS, TANTO DA 1ª COMO DA 2ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE, TAMBÉM ESTÃO PASSANDO POR PROCESSO DE RENOVAÇÃO PARA GARANTIR QUE O SERVIÇO CHEGUE COM MAIS AGILIDADE AO CIDADÃO.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário