domingo, 23 de março de 2014

Pesquisador descobre uma nova espécie de carrapato dentro de seu nariz


Tony Goldberg, da Universidade de Wisconsin, em Madison, EUA, tem quase certeza de que o carrapato que se alojou em sua narina, quando veio de uma viagem a Uganda, é uma espécie inteiramente nova.

Goldberg foi estudar a propagação de doenças nas selvas e montanhas do Parque Nacional Kibale, no oeste de Uganda. Quando voltou aos Estados Unidos, ele percebeu que havia um carrapato grudado no interior do seu nariz. Existem alguns tipos de carrapatos localizados nessa parte do país, que são conhecidos como "carrapatos-de-nariz", principalmente do gênero Amblyomma.

O estudioso extraiu o carrapato e tentou analisar o seu sequenciamento de DNA, o que poderia lhe que tipo de carrapato era. Ele descobriu que as informações genéticas não possuem comparação com outra espécie no banco de dados, tornando-se uma espécie totalmente inédita para a Ciência.

Em um dos seus estudos, Goldberg estava coletando informações sobre a propagação de uma doença, por carrapatos, entre os chimpanzés. Em um artigo que detalha a descoberta, publicado no American Journal of Tropical Medicine e Hygiene, ele sugeriu a possibilidade de que esse carrapato é o mesmo tipo que sua equipe encontrou nas narinas dos animais (a possibilidade não foi confirmada, pois eles não foram capazes de chegar perto o suficiente para verificar).

Ele afirma que é possível que essa praga seja capaz de espalhar alguma infecção, tanto entre animais e seres humanos, mas ainda é desconhecido seu potencial.

fonte:http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/diversos/3751-pesquisador-descobre-uma-nova-especie-de-carrapato-dentro-de-seu-nariz
por Priscila Nayade
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário