quinta-feira, 27 de março de 2014

'Eu sou o dono', disse Menor P sobre tráfico na Maré, segundo polícia

Suspeito foi preso em apartamento na Zona Oeste, nesta quarta.
Ele é apontado como um dos líderes do tráfico em comunidades da Maré.


Em depoimento aos policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Policia Federal, Marcelo Santos das Dores, conhecido como Menor P, um dos chefes do trafico de drogas no Conjunto de Favelas da Maré, afirmou categoricamente que era "o dono" da região. Menor P foi preso na madrugada desta quarta-feira (26) em um prédio de luxo em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. A Policia Federal informou nesta quinta-feira (27) que vai pedir a Justiça que o criminoso seja transferido de Bangu 1 para um presidio federal.

"Ele era uma pessoa extremamente vaidosa e disse que não era [apenas o chefe do tráfico]. Eu perguntei: 'Você e o frente da comunidade?', no jargão lá dos marginais, e ele disse 'Não, eu sou o dono'. Então, pelas palavras dele, ele disse que era o dono do Complexo da Maré", descreveu Fábio Andrade, chefe da DRE/DPF-RJ.

A prisão de Marcelo foi resultado de uma investigação que durou um ano pela Polícia Federal. De acordo com Roberto Cordeiro, chefe da Superintendência Regional da PF, ele estava há apenas um dia na cobertura do apartamento onde foi preso. O suspeito não reagiu a prisão e a ação ocorreu sem que fosse necessário efetuar nenhum disparo. Detalhes da atuação do traficante no Conjunto de Favelas, como o número de comparsas que ele comandava, não foi divulgado pela polícia nesta quinta-feira. Investigações de mais de uma corporação, entretanto, apontam o Menor P como peça importante da facção criminosa que domina a maior parte das comunidades da Maré.

Sobre o momento da prisão, os agentes envolvidos relatam que o suspeito se rendeu rapidamente. "Nos detectamos a presença dele no imóvel, passamos o dia monitorando. Depois nos fizemos um cerco na região, subimos pelo telhado e logo depois ele se rendeu. Não havia armas no local, nem drogas, e foi apreendido cerca de R$4 mil", explicou o delegado.

Drone usado nas operações
Para auxiliar nas investigações, a Polícia Federal utilizou um veículo aéreo não tripulado (VANT) para registrar imagens da região por onde Menor P circulava. Esse equipamento devera ser usado mais vezes pela corporação, inclusive na ocupação do Conjunto de Favelas da Maré.
"Nos foi pedido pela Secretaria de Segurança Pública (Seseg) o uso do Vant para a ocupação do Complexo da Maré. Nos estamos anotando todas as questões técnicas para que ele possa auxiliar no momento da ocupação", disse Roberto Cordeiro, da Superintendência da PF.

A polícia acredita que ele tenha escolhido ficar temporariamente em um apartamento na Zona Oeste pela facilidade de acesso pela Linha Amarela e Avenida Brasil. Durante esse período de trabalho de inteligência da policia, o traficante conseguiu fugir algumas vezes.
"Durante esse ano, nos poderíamos ter prendido em alguns momentos, mas evitamos fazer essa prisão de forma que oferecesse risco para os moradores da comunidade que ele comandava", disse Fabio Andrade.

As investigações contra a facção criminosa que Menor P comandava ainda continuam e, segundo a polícia, ainda há muito trabalho a ser feito. "A Polícia Federal conseguiu dar uma grande contribuição para a futura ocupação do Complexo da Maré. O Menor P e um dos chefes da organização criminosa, mas e importante dizer que a facção criminosa ainda não acabou", disse Roberto Cordeiro.

fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/03/eu-sou-o-dono-disse-menor-p-sobre-trafico-na-mare-segundo-policia.html
Guilherme Brito - Do G1 Rio
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário