quarta-feira, 26 de março de 2014

MH370: novas imagens revelam 122 objetos no sul do Índico

Novo equipamento, enviado pelos EUA, chegou nesta quarta-feira na cidade australiana de Perth e deve ajudar nos trabalhos de busca

Ministro malaio Hishammuddin Hussein mostra imagens de possíveis destroços durante sua declaração sobre o vôo MH370, no Putra World Trade Center (PWTC), em Kuala Lumpur, nesta quarta-feira, 26 de março Foto: AFP

Novas imagens de satélite revelaram a presença de 122 objetos em uma das áreas de busca do sul do Oceano Índico, onde caiu o voo MH370 em 8 de março, anunciaram nesta quarta-feira as autoridades da Malásia.

As imagens, feitas por um satélite da Airbus, mostram os objetos flutuando em uma zona de 400 quilômetros quadrados, disse o ministro dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein.

Em entrevista coletiva em Penang, a cerca de 50 quilômetros de Kuala Lumpur, o ministro explicou que as imagens foram feitas no último domingo pela Airbus Defence & Space.

Foto de satélite, mostrando os locais e as coordenadas dos novos objetos relatados pela Agência Sensoriamento Remoto da Malásia (MRSA), no Oceano Índico. Foto foi tirada em 23 de março e divulgada na manhã desta quarta-feira, 26 de março
Foto: Reuters

O ministro explicou que alguns dos objetos têm até 23 metros de comprimento e outros brilham, o que indica que podem ser sólidos, e flutuam a cerca de 2.557 quilômetros ao sudoeste da cidade australiana de Perth.

Seis países, com a Austrália à frente, vasculham hoje essa parte do Índico com sete aviões militares e cinco civis, além do navio australiano HMS Success e do navio quebra-gelo chinês Xue Long (Dragão de Neve).

Hishammuddin afirmou que as autoridades trabalham com quatro pistas. A última, dos 122 objetos, e as outras fornecidas anteriormente por imagens de satélite da Austrália, China e França.

"É imprescindível que possamos vincular os restos com o (voo) MH370, isso nos permitirá diminuir a zona de busca", disse o ministro malaio.

Imagem de satélite mostra a localização dos novos objetos relatados pela Agência de Sensoriamento Remoto da Malásia (MRSA), no Oceano Índico. A foto foi tirada em 23 de março e divulgada nesta quarta-feira, 26 de março Foto: Reuters

Nesta terça-feira, as buscas foram suspensas devido ao mau tempo, e foram retomadas nesta manhã.

Em paralelo, dois navios chineses procuram um objeto flutuante de 2 metros visto mais cedo por uma aeronave que participa das buscas pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines, disse a agência de notícias estatal Xinhua nesta quarta-feira.

Novos equipamentos
Um equipamento norte-americano que pode ajudar as equipes de resgate a encontrar destroços do avião e a caixa-preta do voo malaio chegou nesta quarta-feira à cidade australiana de Perth, que está servindo como base para os reforços de busca.

Além do equipamento, os Estados Unidos também enviaram um submarino que pode procurar objetos localizados em grandes profundidades. Até o momento, nenhum objeto detectado flutuando no Índico foi capturado. A recuperação dos destroços do avião pode ajudar as autoridades a determinar onde o Boeing 777 da Malaysian Airlines caiu.

O Boeing 777-200 da companhia Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo desapareceu das telas dos radares menos de uma hora depois de decolar de Kuala Lumpur com destino a Pequim no dia 8 de março. Na última segunda-feira, o governo da Malásia confirmou que o avião caiu no oceano Índico com 239 pessoas a bordo e que não há sobreviventes no desastre.

Com informações da AFP, Reuters, EFE e CNN.
fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/mh370-novas-imagens-revelam-122-objetos-no-sul-do-indico.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário