quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Esquerda faz ato contra impeachment, mas ajuste fiscal mina apoio a Dilma

Em São Paulo, o protesto está marcado para o Largo da Batata, na zona oeste, a partir das 17h desta quinta-feira

PT é acusado de tentar tornar ato pró-democracia em pró-governo, o que outros movimentos refutam - AP

Quatro dias após as manifestações realizadas em diversas cidades pedindo o afastamento da presidente Dilma Rousseff, partidos de esquerda e movimentos sociais marcaram manifestações públicas para esta quinta-feira (20) em pelo menos onze capitais brasileiras.

Desde o dia 13 de março, quando movimentos como a UNE (União Nacional dos Estudantes), o MST (Movimento dos Sem Terra) e entidades sindicais foram às ruas em defesa da Petrobras e de Dilma, não houve um protesto reunindo tantos grupos de esquerda.

Enquanto isso, grupos que pedem a saída da petista fizeram manifestações algumas vezes e durante este período, a crise política atingiu seu auge, bem como a desaprovação ao governo – segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada no início do mês, 71% da população vê a gestão como ruim ou péssima.

Em São Paulo, o protesto está marcado para o Largo da Batata, na zona oeste, a partir das 17h, enquanto no Rio os manifestantes se reunirão mais cedo, às 11h, na Cinelândia, centro da cidade.

Segundo parte dos representantes de grupos sociais e de partidos de esquerda ouvidos pela BBC Brasil, a demora em organizar manifestações públicas se deve à política econômica do governo, mais especificamente ao ajuste fiscal, que desagradou os setores da sociedade representados por esses grupos.

Também por esse motivo, o ato desta quinta é menos pró-Dilma que o de março: a maioria das entidades participantes diz que é contra o impeachment, mas não irá às ruas apenas para expor isso, nem poupará críticas ao governo.

O PSOL vai mais longe: acusa o PT de "sequestrar" um ato que não foi organizado por ele, mas por movimentos sociais – inserções do partido da presidente na TV convocam para o protesto desde a terça (18).

Divergências
No Facebook, os convites para os protestos desta quinta expõem a dificuldade em unir em torno de um objetivo comum todos os movimentos que irão às ruas – como UNE, CUT (Central Única dos Trabalhadores), MST, MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e partidos como PT, PC do B e PSOL.

Na convocação feita por MTST, UNE e CUT, por exemplo, não há uma menção direta à defesa ao mandato de Dilma. São elencadas três principais palavras de ordem: contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha; contra o ajuste fiscal; e, por fim, "contra a ofensiva conservadora", defendendo o “aprofundamento da democracia”.

Outro convite, criado pelo PT, é mais sucinto: "Movimentos sociais contra o golpe e pela democracia". Em sua página na rede, o PC do B, partido de esquerda mais próximo ao governo petista, convoca seus seguidores "contra o golpe". Já o PCO, pequena sigla de extrema esquerda, diz que irá às ruas contra a "direita golpista".

"Se o PT não colocasse a colher, teria muito mais gente na rua", diz Luiz Araújo, presidente do PSOL. Segundo ele, a tendência é que em alguns lugares ocorram "dois protestos" – um seguindo o molde estipulado desde o início, com críticas ao governo, e outro pró-Dilma, como defendem PT e PC do B, por exemplo.

Manifestantes farão contraposição aos que foram às ruas no domingo pedir a saída de Dilma - AP

"Tudo o que o governo vem fazendo rompeu com o laço de confiança com os movimentos sociais", afirma Araújo, citando o ajuste fiscal. "Mas não queremos um golpe, não queremos que a direita volte."

Alberto Cantalice, vice-presidente nacional e coordenador de mídias sociais do PT, diz ser natural que os movimentos e partidos apresentem suas "demandas específicas" no protesto. Ressalta, porém, que o "centro é a defesa da democracia, do Estado de Direito e contra o golpe".

"Quem vai defender o governo somos nós, do PT. Os movimentos têm críticas e vão fazê-las, mas também vão defender a democracia. Não haverá qualquer constrangimento", afirma.

Sem refresco
Embora vá às ruas também contra o "golpismo", o MTST não fará qualquer defesa do governo Dilma Rousseff, afirma seu líder, Guilherme Boulos.

"Ninguém tem disposição de ir para a rua para defender um governo com essa política", diz. "A pauta do governo Dilma é ajuste fiscal, corte de direitos, de investimentos sociais. Essa pauta é indefensável por qualquer movimento social que se preze."

Nem a CUT, central sindical historicamente ligada ao PT, vai poupar críticas à gestão federal. Mais uma vez, por causa do ajuste fiscal.

Embora a CUT não aceite a interrupção do mandato da petista, não está satisfeita com a política econômica e seus efeitos nos "direitos dos trabalhadores”, diz seu presidente em São Paulo, Adir dos Santos Lima.

Edson Carneiro, secretário-geral da Intersindical – central nascida de uma dissidência da CUT – afirma que um apoio ao governo seria um tiro no pé. "Não dá para sair à rua hoje e fazer uma defesa acrítica. Quem fizer isso perde o diálogo com os trabalhadores."

A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B, partido mais integrado com o governo, diz ver com normalidade o fato de movimentos sociais enfrentarem problemas de mobilização. "É natural que, quando se adotam medidas que não são positivas para o conjunto dos trabalhadores, mesmo se necessárias, dificuldades apareçam."

Diálogo
Partido de extrema-esquerda surgido de dissidência petista e também crítico ao governo, o PCO diz acreditar que faltou aos outros movimentos dialogar com seus militantes. O presidente da sigla, Rui Costa Pimenta, afirma porém que "o importante é que está se formando um movimento contra o impeachment".

Para ele, a mobilização deve crescer caso um pedido de afastamento avance no Congresso – mesma opinião de Grazziotin e Cantalice. "As pessoas paulatinamente vão sendo ganhas", acrescenta Renan Alencar, presidente da UJS (União da Juventude Socialista).

Aliado de Dilma, o PDT divulgou vídeo em que seu presidente, Carlos Lupi, afirma que a sigla é contrária ao impeachment. À BBC Brasil, no entanto, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou não ver chances de a militância do partido sair em defesa da petista, a não ser "a parte da cúpula que tem cargo no governo, tem ministério".

"Não tenho como defender", resume. "Ela se elegeu fazendo promessas diferentes do que está acontecendo agora. E cometeu erros gravíssimos", continua ele, que disputou o Planalto em 2006 contra o então presidente Lula.

O PSTU, outro partido de extrema-esquerda criado por dissidentes petistas, diz que, por ora, não sairá em defesa do mandato da presidente.

Para Zé Maria, presidente da sigla, a massa "está sentada em casa" assistindo a toda a movimentação e não se sente representada pelo PT – daí o fato de, em sua opinião, o protesto desta quinta ter "apenas a burocracia sindical e movimentos sociais controlados financeiramente pelo governo".

fonte:ultimosegundo.ig.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário