sexta-feira, 2 de junho de 2017

Polícia Federal prende Juquinha, ex-presidente da estatal Valec

Ele é investigado por lavagem de dinheiro em obras da Ferrovia Norte-Sul pela Operação De Volta aos Trilhos, deflagrada na última semana

Deflagrada em 25 de maio, a Operação de Volta aos Trilhos é um desdobramento da Lava Jato e uma nova etapa das operações O Recebedor e Tabela Periódica (Divulgação/Divulgação)

José Francisco das Neves, ou Juquinha das Neves, ex-presidente da estatal Valec, foi preso preventivamente pela Polícia Federal nesta sexta-feira, em Goiânia. Ele é acusado de lavagem de dinheiro na Operação De Volta aos Trilhos, deflagrada no dia 25 de maio, que investiga fraudes nas obras da Ferrovia Norte-Sul. Naquela data, o Ministério Público Federal (MPF) já havia pedido a prisão de Juquinha, mas a solicitação foi negada pela Justiça, que considerou não haver provas suficientes. Agora, com um novo pedido dos procuradores, o juiz decidiu rever a decisão.

A operação é um desdobramento da Lava Jato e uma nova etapa das operações O Recebedor e Tabela Periódica. As investigações baseiam-se em acordos de colaboração premiada assinados com o MPF pelos executivos das construtoras Camargo Corrêa e da Andrade Gutierrez, que confessaram o pagamento de propina a Juquinha das Neves.

Na ocasião em que ocorreu a deflagração da operação, o filho do ex-presidente da estatal, Jader Ferreira das Neves, foi preso. Ele e o pai já haviam sido condenados neste ano em outra operação, Trem Pagador, a, respectivamente, 7 e 10 anos de reclusão, por formarem quadrilha e lavarem aproximadamente 20 milhões de reais provenientes da prática de crimes de cartel, fraudes em licitações, peculato e corrupção nas obras de construção da Ferrovia Norte-Sul. Os dois aguardavam o julgamento dos recursos em liberdade.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário