domingo, 18 de junho de 2017

Temer diz que vai processar Joesley Batista

Presidente afirma que delator conta 'mentiras em série' e protege 'os reais parceiros' de seus crimes

Presidente Michel Temer discursa durante cerimônia de posse do Ministro da Justiça Torquato Jardim, no Palácio do Planalto, em Brasília - 31/05/2017 (Evaristo Sá/AFP)

O presidente Michel Temer afirmou neste sábado que vai processar o empresário Joesley Batista. Em comunicado, o peemedebista anuncia que na segunda-feira protocolará ações civil e penal contra o empresário e o acusa de contar “mentiras em série” e proteger seus “reais parceiros” de crime.

“O presidente tomará todas medidas cabíveis contra esse senhor. Na segunda-feira, serão protocoladas ações civil e penal contra ele. Suas mentiras serão comprovadas e será buscada a devida reparação financeira pelos danos que causou, não somente à instituição Presidência da República, mas ao Brasil”, diz a nota. “O governo não será impedido de apurar e responsabilizar o senhor Joesley Batista por todos os crimes que praticou, antes e após a delação.”

O comunicado de Temer foi motivado pela entrevista de Joesley à revista Época, em que o dono da JBS acusa o presidente de ser “chefe de organização criminosa”. “Temer, Eduardo, Geddel, Henrique, Padilha e Moreira. É o grupo deles. Quem não está preso está hoje no Planalto. Essa turma é muita perigosa”, disse Joesley à publicação.

Na longa nota, Temer contesta a afirmação de Joesley, que disse que o peemedebista “não é um cara cerimonioso” na hora de pedir dinheiro. “Não é do feitio do presidente tal comportamento mendicante. Quando se encontraram, não se ouve ou se registra nenhum pedido do presidente a ele. E, sim, o contrário.”

‘Pilhagens’
O comunicado lembra que Joesley conseguiu os primeiros financiamentos do BNDES para o seu grupo nos “governos do passado” – em uma referência às gestões petistas – e acusa o empresário de proteger “os reais parceiros de sua trajetória de pilhagens”.

A nota diz ainda que o BNDES impediu, já durante o governo Temer, a transferência do domicílio fiscal do grupo JBS para a Irlanda, o que levou a perdas acionárias da família Batista. “Havia milhões de razões para terem ódio do presidente e de seu governo.”

O texto acusa o empresário de ter vazado o conteúdo da delação para obter “ganhos milionários com suas especulações”, cometendo “ilegalidades em série” no mercado de câmbio. “Os fatos elencados demonstram que o senhor Joesley Batista é o bandido notório de maior sucesso na história brasileira. Conseguiu enriquecer com práticas pelas quais não responderá e mantém hoje seu patrimônio no exterior com o aval da Justiça.”

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário