terça-feira, 20 de maio de 2014

Estado mental de Oscar Pistorius está a ser avaliado por psiquiatras

Atleta pode sofrer de ansiedade profunda e não ser responsabilizado pelo assassínio da namorada.

Os médicos vão avaliar o estado mental de Oscar Pistorius AFP

Crime
O tribunal sul-africano que está a julgar Oscar Pistorius, acusado de ter assassinado a namorada, decidiu pedir uma avaliação psicológica ao atleta. As avaliações começaram a ser feitas na segunda-feira e vão demorar um mês.

A juíza Thokozile Masipa determinou que Pistorius irá realizar os testes num hospital psiquiátrico de Pretória em regime de ambulatório e não como internado, como a sua defesa chegou a propor.

A decisão de proceder a esta avaliação foi tomada depois de as testemunhas de defesa terem dito que o atleta olímpico e paralímpico (não tem as duas pernas) sofre de ansiedade profunda. Pistorius disse no julgamento que não matou intencionalmente a namorada, Reeva Steenkamp, e que o crime ocorreu devido ao seu terror em ser agredido por um assaltante.

Steenkamp foi morta a tiro no dia 14 de Fevereiro de 2013 quando o atleta disparou sobre ela, através da porta da sala de banho da casa que partilhavam, alegando que a confundiu com um intruso.

A acusação considerou que os testes se tornaram necessários depois de a psiquiatra forense Merryll Vorster ter dito no tribunal que Oscar Pistorius é "um perigo para a sociedade". A defesa tentou evitar esta avaliação, mas na segunda-feira a juíza decidiu ir para a frente com ela - já na quarta-feira Thokozile Masipa tinha deixado uma pista, quando disse que se fosse essa a sua opção quatro psiquiatras nomeados pelo tribunal iriam "avaliar se o acusado, por razões de doença ou perturbação mental na altura do crime, é reponsável por aquilo de que é acusado". A equipa médica vai também decidir se Pistorius "tinha [na altura do crime] capacidade para perceber o erro do seu acto".

Na semana passada, quando a questão da avaliação foi levantada, a juíza disse que a lei determina que se existe a possibilidade de um acusado poder ter uma perturbação que o torne não responsável pelos seus actos deve ser avaliado.

A ansiedade profunda (GAD na sigla inglesa) é uma doença reconhecida e é um estado muito diferente da simples ansiedade ou nervosismo. As pessoas que têm esta desordem sentem-se ansiosas todos os dias e têm medo de situações muito genéricas e não apenas de uma coisa concreta. Uma em cada 25 pessoas passa por este estado a dada altura da sua vida e a doença é mais comum entre as mulheres do que os homens, explica a BBC.

fonte:http://www.publico.pt/mundo/noticia/estado-mental-de-oscar-pistorius-esta-a-ser-avaliado-por-psiquiatras-1636689
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário