quarta-feira, 14 de maio de 2014

Rússia inicia reação às sanções dos EUA a partir do espaço na órbita da Terra

A Rússia vai barrar os Estados Unidos de usar motores de foguetes de fabricação russa para lançamentos de satélites militares

A Rússia vai barrar os Estados Unidos de usar motores de foguetes de fabricação russa para lançamentos de satélites militares, disse o vice-primeiro-ministro Dmitry Rogozin, na terça-feira, em retaliação às sanções a equipamentos de alta tecnologia que Washington impôs devido à crise da Ucrânia. Ele também disse que a Rússia iria rejeitar um pedido dos EUA para prolongar o uso da Estação Espacial Internacional para além de 2020.

A Rússia se comprometeu a responder na mesma moeda que os Estados Unidos, que disseram no mês passado que iriam negar licenças de exportação de todos os itens de alta tecnologia que poderiam ajudar capacidades militares russas e que iriam revogar licenças existentes. As medidas de Moscou afetam os motores MK-33 e RD-180 que a Rússia fornece aos Estados Unidos, disse Rogozin em entrevista coletiva.
– Estamos prontos para entregar estes motores, mas com a condição de que não serão usados para lançar satélites militares – disse.

Washington também quer manter a Estação Espacial Internacional, um posto orbital avançado de 100 bilhões de dólares que é um projeto de 15 países e uma vitrine da cooperação russa-norte-americana, em funcionamento até ao menos 2024, quatro anos além da meta anterior.

Apesar das diferenças em política externa e questões de segurança, Washington e Moscou têm cooperado extensivamente na exploração espacial. A espaçonave russa Soyuz é agora a única maneira pela qual astronautas podem chegar à estação espacial, cuja tripulação inclui tanto norte-americanos como russos.
Rogozin também disse que a Rússia vai suspender o funcionamento de sites de sistemas de navegação GPS por satélite na Rússia a partir de junho e buscar negociações com Washington sobre a abertura de sites semelhantes nos Estados Unidos para o sistema próprio da Rússia, o Glonass. Ele ameaçou o encerramento definitivo, se isso não for acordado até setembro.

Provocação
Além da Rússia, os EUA têm outra disputa pesada no cenário internacional. O governo do presidente Barack Obama considerou a colocação de uma plataforma de petróleo e várias embarcações da China em águas disputadas com o Vietnã como “provocadora”, disse o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, em conversa telefönica com o chanceler chinês na segunda-feira. A China alega que quase todo o Mar do Sul da China está sob sua soberania e rejeita reivindicações de parte da área pelo Vietnã, Filipinas, Taiwan, Malásia e Brunei.

– Ele (Kerry) disse que a colocação pela China de uma plataforma de petróleo e numerosas embarcações do governo em águas disputadas com o Vietnã era provocador. Ele pediu que ambos os lados procurem baixar as tensões, garantir o trajeto seguro de suas embarcações no mar e resolver a disputa por meios pacíficos, em conformidade com a lei internacional – disse a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Jen Psaki.

O Ministério de Relações Exteriores chinês disse que certamente houve atitudes provocadoras no Mar do Sul da China, mas que a China não é a parte culpada e repetiu que os Estados unidos foram os responsáveis por encorajarem tal comportamento.

fonte:http://correiodobrasil.com.br/destaque-do-dia/russia-inicia-reacao-as-sancoes-dos-eua-a-partir-do-espaco-na-orbita-da-terra/703945/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário