terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Cientistas encontram superbactéria em trecho de praia no RJ

Cientistas do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, encontraram bactérias resistentes a antibióticos nas águas do Rio Carioca, que atravessa diversos bairros da capital fluminense. Um dos locais contaminados fica próximo à Praia do Flamengo, frequentada por banhistas e pescadores.

Foto: IFL Science / Reprodução

Uma enzima chamada KPC, produzida pelas bactérias encontradas, é responsável por torná-las resistentes aos principais antibióticos utilizados no combate a infecções. De acordo com a pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto, Ana Paula Carvalho Assef, a preocupação é que as doenças provocadas pelos micro-organismos requeiram internação hospitalar. Ana Paula ressaltou que, até o momento, não houve registro de contaminação entre frequentadores. Ainda assim, segundo ela, os resultados da pesquisa foram enviados para as autoridades competentes.

Além do risco para a população, os cientistas consideram que a principal ameaça é a disseminação da resistência, que ocorre na medida em que as bactérias são capazes de transmitir genes umas para as outras.

A Praia do Flamengo fica perto da Marina da Glória, que será palco das competições de vela nas Olimpíadas de 2016. Além desse local, as bactérias produtoras da enzima KPC foram identificadas em outros dois pontos na Zona Sul da cidade: no Largo do Boticário e no Cosme Velho.
Agência Brasil

fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/cientistas-encontram-superbacteria-em-trecho-de-praia-no-rj,html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário