sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Mulher anda “nua” pelas ruas do Afeganistão e deixa moradores chocados ao mostrar suas pernas

Mulher anda “nua” pelas ruas do Afeganistão e deixa moradores chocados ao mostrar suas pernas

Uma mulher chocou os transeuntes na capital do Afeganistão, depois de percorrer a cidade muçulmana ultraconservadora com as pernas descobertas.

A mulher, que não foi identificada, foi fotografada caminhando confiante pelas ruas de Cabul, sem a tradicional burca, que normalmente cobre o corpo. O jornalista Hayat Ensafi, que tirou as fotos, disse que estava chocado com a atitude da mulher.

“Eu sabia que tinha de registrar esse momento especial, porque eu nunca vi uma mulher daqui andando pelas ruas desse jeito. Toda a cidade de Cabul está chocada", disse em entrevista à emissora BBC. Ele disse que tentou se aproximar dela, mas ela andava "muito rápido e não quis falar”.

Suas imagens rapidamente circularam nas mídias sociais, dividindo opiniões de forma drástica, com alguns expressando o ultraje que ela causou e outros apoiando suas ações. As mulheres estão sujeitas a restrições religiosas graves no Afeganistão, obrigando-as a usar roupas que cubram o corpo inteiro, como a burca, inclusive os olhos que possuem apenas pequenos furinhos no tecido para conseguirem enxergar.

Mulher anda “nua” pelas ruas do Afeganistão e deixa moradores chocados ao mostrar suas pernas

Anteriormente, durante os anos 60 e 70, em particular, as mulheres foram autorizados a usar saias curtas, desde que ainda cobrissem seus rostos com um véu. No entanto, isso foi proibido sob o regime Talibã e ainda é visto como um tabu, apesar de sua remoção do poder após a invasão liderada pela Otan, em 2001.

O comentário de um internauta do Facebook, chamado Sidiq, dizia que: "É o corpo dela, não o seu. Saudamos sua coragem. Queremos ver mais mulheres saírem assim”. Outra dizia: "Meu corpo, meu bem...não ao hijab (lenço do rosto) obrigatório”.

No entanto, um usuário chamado Ahmad, condenou a decisão, dizendo: "Nós vivemos em um país muçulmano e não podemos aceitar a atitude de pessoas como ela”.

O correspondente da BBC, Syed Anwar, disse que milhares de pessoas foram comentando e compartilhando as imagens desde que Hayat postou-as no Facebook.

“Não só nas mídias sociais, mas também nas ruas, as pessoas estão falando sobre essa mulher, perguntando se ela é doente mental ou se ela está protestando algo. Ao mesmo tempo, algumas pessoas argumentaram que [se vestir dessa forma] pode enterrar referências com a propaganda Taliban”, declarou.

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução /

fonte:http://www.jornalciencia.com/sociedade/comportamento/4535-mulher-anda-nua-pelas-ruas-do-afeganistao-e-deixa-moradores-chocados-ao-mostrar-suas-pernas
por Bruno Rizzato
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário