quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Inter e Corinthians contra o grupo da morte

A disputa entre Internacional e Corinthians pela vaga direta na Copa Libertadores de 2015 ficou ainda mais acirrada depois do interminável e numerológico sorteio realizado na noite desta terça-feira em Luque, no Paraguai. Depois de muitas homenagens e apresentações musicais na sede da Conmebol, ficou definido que a última rodada do Brasileirão vale, para estes dois times, a fuga do grupo da morte.
O causo é este.

O Inter pega o Figueirense no Orlando Scarpelli e o Corinthians recebe o Criciúma na Arena Corinthians. Os gaúchos precisam fazer o mesmo resultado que os paulistas para terminarem na frente. Ou seja: se ganhar, o Inter termina o campeonato na frente do Corinthians e com a vaga direta na Libertadores.

Quem terminar na frente, na terceira colocação do Brasileiro, termina com a vaga destinada ao Brasil 4. Inter ou Corinthians entrariam assim em um grupo equilibrado, mas nada difícil de se classificar.

O grupo 4, onde entrará o terceiro colocado do Brasileiro, tem o Emelec, do Equador, eliminado pelo São Paulo na atual Copa Sul-Americana; Universidad de Chile ou Santiago Wanderers; e o vencedor de Monarcas do México e The Strongest da Bolívia. Um grupo que tem altitude ou viagem longa para o México, o sempre bom time da Universidad de Chile, embora tenha sido eliminado na fase de grupos nas duas últimas Libertadores, e o sempre incomodativo Emelec, que vem fazendo campanhas razoáveis nos últimos anos.

De qualquer forma, é bem melhor que encarar a pré-Libertadores e entrar para o grupo da morte.

(Presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, no sorteio da Libertadores. Foto: Conmebol)

Ao quarto colocado do Brasileirão caberá jogar a primeira fase da Libertadores contra Colômbia 3, que neste momento podem ser vários times, entre eles Independiente Santa Fe, Once Caldas e Independiente de Medellín. Já é uma pedreira considerável tendo em vista as boas campanhas dos times colombianos em competições recentes – lembremos que o Atlético Nacional está na final da Copa Sul-Americana e o Santa Fe foi semifinalista em 2013.

Superado o time colombiano, o que não será das tarefas mais fáceis, Inter ou Corinthians entrarão no que ficou definido como grupo da morte desta edição da Libertadores. É o grupo 2.

O grupo 2 tem o San Lorenzo, atual campeão da Libertadores, que certamente seguirá com Edgardo Bauza à frente do comando técnico; e o São Paulo, que mostrou qualidade da temporada e tem tradição na Libertadores. Além deles, o Danubio aparece como azarão, mas é o atual campeão uruguaio e pode repetir o feito do Defensor, semifinalista este ano. São dois clubes que se parecem, no tamanho e na tradição em formar jogadores. Na sua última participação em Libertadores, em 2008, o Danubio foi último colocado em um grupo que tinha Estudiantes, Lanús e Deportivo Cuenca.

A última rodada do Brasileirão, portanto, será uma legítima pré-Libertadores para Internacional e Corinthians. Figueirense e Criciúma, os adversários, serão protagonistas, embora não tenham mais nada a fazer no campeonato.

No creo em malas brancas, pero que las hay, las hay.

***
Será uma boa Libertadores, com a presença dos grandes argentinos e com brasileirões que já foram campeões. Times colombianos e chilenos correm por fora, tentando transformar o bom momento de suas seleções em campanhas decentes nas competições continentais. Neste caso, vem melhor a Colômbia, com um futebol que vem mostrando evolução e apresentando bons times nas edições recentes de Libertadores e Sul-Americana.

Mas lembremos que a semifinal da edição de 2014 teve Nacional do Paraguai, Defensor do Uruguai, San Lorenzo e Bolívar da Bolívia. Em Libertadores, muita coisa pode sair do prumo.

Abaixo, como ficou o chaveamento, com comentários sobre os grupos dos times brasileiros.

Primeira fase

Jogo 1 – Peru 3 (Alianza Lima ou Melgar) x Huracán
Jogo 2 – Equador 3 x Argentina 6 (Boca Juniors ou Estudiantes)
Jogo 3 – Deportivo Táchira x Paraguai 3 (Cerro Porteño x Guaraní)
Jogo 4 – Monarcas x The Strongest
Jogo 5 – Chile 3 x Nacional do Uruguai
Jogo 6– Brasil 5 (Corinthians ou Inter) x Colômbia 3

Fase de grupos

Grupo 1: Atlético Mineiro, Colômbia 2, Colo-Colo (CHI), Atlas (MEX)

Não é um grupo fácil para o Galo, embora a classificação seja o mais provável. A Colômbia tem apresentado bons times nas competições continentais recentes – e para esta vaga são candidatos Independiente Medellín, Independiente Santa Fe ou Atlético Huila. Campeão chileno, o Colo Colo já foi campeão da Libertadores e virá com a força de sua torcida. Em relação ao Atlas, times mexicanos são sempre uma incógnita: têm qualidade, mas nunca sabe com que ímpeto enfrentam a Libertadores.

Grupo 2: San Lorenzo (ARG), São Paulo, Danubio (URU), vencedor do jogo 6 (Corinthians ou Inter - Colômbia 3)

Se confirmada a presença de um brasileiro, vai ser de fato o grupo da morte. O San Lorenzo defenderá o título e o São Paulo já demonstra que vai dar prioridade à Libertadores. Podemos ter aqui um grande clássico paulista ou a repetição da final da Libertadores de 2006 e da semifinal de 2010.

Grupo 3: Cruzeiro (BRA), Mineros (VEN), Universitario de Sucre (BOL), vencedor do jogo 1 (Peru 3 - Huracán)

A maior dificuldade para o Cruzeiro serão os grandes deslocamentos e a altitude de Sucre, terra do Universitário da Bolívia. Os adversários do Cruzeiro não têm tradição na Libertadores nem representam maior perigo: Mineiros da Venezuela e Universitário de Sucre são times de segundo ou terceiro escalão. Quem pode pintar no grupo é o Huracán, que tem charme e tradição, mas atualmente milita na segunda divisão argentina.

Grupo 4: Emelec (EQU), Inter ou Corinthians (BRA), Chile 2, vencedor do jogo 4 (Monarcas - The Strongest)

Como dita acima, Inter e Corinthians precisam lutar para ficar neste grupo, que é equilibrado, mas bom de se classificar. Em 2014, o Emelec foi último colocado no grupo que tinha Flamengo, Bolívar e León, mas chegou às oitavas de final em 2012 e 2013. Jogar em Guaiaquil sempre é complicado e o São Paulo teve dificuldades na Sul-Americana. Da pré-Libertadores, teríamos ou a viagem ao México ou a altitude de La Paz – e os bolivianos conseguiram chegar às oitavas de final na última edição.

Grupo 5: Zamora (VEN), Argentina 4, Wanderers (URU), vencedor do jogo 5 (Chile 3 - Nacional)

Grupo 6: River Plate (ARG), Peru 2, San José (BOL), Tigres (MEX)

Grupo 7: Atlético Nacional (COL), Equador 2, Libertad (PAR), vencedor do jogo 2 (Equador 3 - Argentina 6)

Grupo 8: Peru 1, Argentina 3, Paraguai 2, Vencedor do jogo 3 (Deportivo Táchira x Paraguai 3)

fonte:https://esportes.yahoo.com/blogs/futebol-outras-guerras/inter-e-corinthians-contra-o-grupo-da-morte-040949666.html
Por Daniel Cassol
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário