sábado, 20 de fevereiro de 2016

Conselho aprova resolução que proíbe pesca de arrasto na Pajuçara

Medida vale para área entre o Porto de Maceió e o antigo Alagoinhas.
Resolução ainda será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Facebook
Pesca de arrasto está proibida na região marcada em vermelho no mapa (Foto: Divulgação/ IMA)

O Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) aprovou uma resolução que proíbe a pesca de arrasto nos 671 hectares da enseada da Pajuçara, entre o Porto de Maceió e o recife da Ponta Verde, na região do antigo Alagoinhas. A medida passa a valer após ser publicada no Diário oficial do Estado (DOE).

A informação foi divulgada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) nesta sexta-feira (19). A proposta da proibição foi apresentada pelo IMA durante reunião ordinária do Cepram, na última terça (17), após levantamentos técnicos e denúncias feitas pela população a respeito da grande quantidade de organismos mortos após a realização desse modalidade de pesca.

De acordo com o instituto, estudos mostram que os danos causados à biodiversidade marinha naquela região são significativos, e podem comprometer a reprodução e o crescimento de várias espécies. A medida aprovada pelo Cepram vale somente para a enseada da Pajuçara.

“A medida é complementar às ações que estão sendo desenvolvidas naquela região [como a que transformou a Piscina do Amor, também na Pajuçara, em uma zona de exclusão], no sentido de garantir a preservação do ecossistema marinho”, explica o coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo César.

Os estudos realizados naquela área contam com o apoio da Petrobras e da Universidade Federal de Alagoas(Ufal).

Já a pesquisa e a fiscalização ficarão a cargo do IMA, que poderá contar com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente e da Colônia de Pescadores do Jaraguá.

fonte:g1.globo.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário