segunda-feira, 7 de março de 2016

Dilma critica Lava Jato e pede “respeito” da mídia


Em Caxias do Sul (RS), onde entregou unidades do Minha Casa, Minha Vida, a presidente voltou a comentar a 24ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada na última sexta contra o ex-presidente Lula; "Não é possível aceitar que no Brasil nós tenhamos pessoas que jamais se recusaram a depor, como é o caso do presidente Lula, que sempre aceitou, não tem o menor sentido conduzi-lo sob vara para prestar depoimento se ele jamais se recusou a ir"; em meio a uma campanha sistemática da imprensa contra o governo, o PT e Lula, Dilma Rousseff disse ainda que "não podemos demonizar pessoas ou órgãos de imprensa, não podemos demonizar opinião diferente da nossa, mas temos que exigir respeito e dar respeito aos outros"; ela também voltou a criticar o que chamou de "vazamentos sistemáticos" de depoimentos

247 – A presidente Dilma Rousseff voltou a criticar, durante discurso em Caxias do Sul (RS) nesta segunda-feira 7, a 24ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Aletheia, deflagrada na última sexta-feira 4 contra o ex-presidente Lula e sua família. Na ocasião, Lula foi alvo de condução coercitiva – quando a pessoa é levada forçosamente para depor e liberada em seguida.

"Não é possível aceitar que no Brasil nós tenhamos pessoas que jamais se recusaram a depor, como é o caso do presidente Lula, que sempre aceitou, não tem o menor sentido conduzi-lo sob vara para prestar depoimento se ele jamais se recusou a ir", criticou Dilma, que no fim de semana foi até a casa de Lula, em São Bernardo do Campo (SP), em solidariedade.

Dilma citou ainda problemas na economia e afirmou ainda que parte desses problemas se deve àqueles que, "inconformados" com a derrota nas urnas em 2014, querem antecipar as eleições de 2018, provocando uma "sistemática crise política".

"A oposição tem absoluto direito de divergir, mas não pode, sistematicamente, ficar dividindo o país. Não pode. Sabem por que? Porque tem certo tipo de luta política que cria um problema sistemático não só para a política, mas, também, para a economia e afeta a criação de emprego, o crescimento das empresas e ninguém fica satisfeito quando começa aquela briga", disse.

Em meio a uma campanha sistemática da imprensa contra o governo, o PT e o ex-presidente Lula, Dilma Rousseff declarou ainda que "não podemos demonizar pessoas ou empresas de mídia, não podemos demonizar opinião diferente da nossa, mas temos que exigir respeito e dar respeito aos outros". Durante a cerimônia, Dilma entregou 320 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.

Ana Cristina Campos – A presidenta Dilma Rousseff voltou a defender hoje (7) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, na sexta-feira (4), foi levado a prestar depoimento na Polícia Federal, em São Paulo, na 24ª fase da Operação Lava Jato.

"Justiça seja feita: sempre o presidente Lula aceitou, ao ser convidado para prestar esclarecimentos, ele sempre foi. Não tem o menor sentido conduzi-lo 'sob vara' para prestar depoimento se ele jamais se recusou a ir. Nem cabe alegar que estavam protegendo ele. Como disse um juiz, era necessário saber se ele queria ser protegido porque tem certo tipo de proteção que é muito estranho", afirmou Dilma, durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Com a deflagração da 24ª fase da Operação Lava Jato, a Polícia Federal conduziu o ex-presidente, que estava em casa, em São Bernardo do Campo, a uma unidade da polícia no Aeroporto de Congonhas para tomar seu depoimento.

Em nota divulgada no sábado (5), o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos inquéritos da Operação Lava Jato na primeira instância, disse que a condução coercitiva de Lula não significa "antecipação de culpa do ex-presidente".

Vazamentos
Dilma também voltou a criticar o que ela classificou de vazamentos sistemáticos de depoimentos. "Além disso, no Brasil, nós temos assistido a vazamentos sistemáticos e esses vazamentos provam, a partir de um determinado momento, que não são verdadeiros, mas aí o estrago de jogar lama nos outros já ocorreu. Eu não acho que a gente não pode demonizar ninguém, nem pessoas, nem órgãos de imprensa, nem opinião diferente da nossa. Agora, temos de exigir o respeito para si e dar o respeito para os outros", acrescentou.

Críticas à oposição
A presidenta ainda criticou uma parte de oposição pelo aprofundamento da crise política o que, segundo ela, intensifica o período de dificuldades econômicas por que passa o país. "Uma parte desse momento de dificuldades é devida à sistemática crise política que provocam no país aqueles inconformados que perderam as eleições e querem antecipar a eleição [presidencial] de 2018. Um governo tem de querer a unidade dos brasileiros. Um governo governa para todos os brasileiros, não governa para uma parte da população", disse.

Sem citar nomes, Dilma afirmou que essa parcela da oposição está dividindo o país. "A oposição tem o absoluto direito de divergir, mas não pode ficar sistematicamente dividindo o país. Não pode porque tem certo tipo de luta política que cria um problema sistemático não só para a política, mas também para a economia, para a criação de empregos, para o crescimento das empresas".

fonte:brasil247.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário