quinta-feira, 24 de março de 2016

Dilma elogia decisão de Teori, critica vazamentos e diz que quer PMDB no governo

A presidente Dilma Rousseff destacou, nesta quarta-feira (23), que a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki "estabelece o primado na lei nas relações dos órgãos que investigam". Para Dilma, a divulgação dos áudios entre o ex-presidente Lula e pessoas como foro privilegiado "foi um absurdo."

Na noite de terça-feira (22), Teori determinou que o juiz federal Sérgio Moro enviasse ao STF as investigações envolvendo Lula. Na decisão, o ministro também colocou em sigilo as conversas telefônicas grampeadas que envolvam Dilma. Com base em jurisprudência da Corte, o ministro destacou que cabe apenas ao STF decidir sobre a necessidade de desmembramento de investigações que envolvam autoridades com prerrogativa de foro. A decisão liminar também suspende a decisão da 13ª Vara Federal que autorizou a divulgação das conversações telefônicas interceptadas entre a presidente e Lula.

Dilma durante visita a uma instalação militar em Brasília

“A decisão do ministro Teori é importante porque estabelece o primado na lei nas relações dos órgãos que investigam com o presidente Lula. Acho que foi um absurdo [a divulgação de áudios] no sentido de que feriu a base do estado democrático de direito e as garantias e direitos constitucionais da Presidência da República vazar diálogo [de Lula] com a presidenta”, afirmou Dilma durante visita uma instalação militar em Brasília.

A presidente destacou ainda a importância de os processos investigativos e judiciais serem feitos dentro da lei. "A base do estado democrático é o cumprimento por todos da legislação”. Dilma também reforçou que “vazar diálogos pessoais que não fazem parte da investigação é uma violência e um padrão que não se deve aceitar ou compactuar”, pois atinge “a todos”.

“Nenhuma democracia moderna – não estou discutindo países de exceção – compactua com esse tipo de prática. Acho que a sociedade brasileira conquistou a duras penas o processo que nos levou à construção do que temos hoje: um país com liberdade de expressão, de manifestação e instituições sólidas. Respeitá-las e preservá-las é o nosso objetivo”, completou.

"Queremos muito que o PMDB permaneça no governo"
Dilma afirmou que tem todo o interesse que o PMDB permaneça na base aliada do governo. Na convenção do PMDB, no último dia 12, o partido decidiu que, em até 30 dias, o Diretório Nacional iria anunciar se mantém apoio ao governo.

“Nós todos estamos bastante interessados na questão relativa à permanência do PMDB no governo. Tenho muito certeza de que nossos ministros estão comprometidos com sua permanência no governo”, disse Dilma. “Nós queremos muito que o PMDB permaneça. Então, a gente vai ver quais são as decisões do PMDB e respeitaremos as referidas decisões”, completou.

No início da tarde de ontem (22), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com o ex-senador José Sarney (PMDB-AP) e lideranças do partido.

Já o vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, esteve com o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, para uma conversa na qual foram avaliados os cenários em relação à crise política e à economia.

Votos a favor do governo no processo de impeachment
A mandatária destacou ainda, de acordo com informações da Folha de S. Paulo e do O Globo, sua convicção de que o governo conseguirá os votos necessários para derrubar o processo de impeachment na Câmara. Dilma precisa de pelo menos 172 votos. "A gente tem que esperar o processo acontecer. Eu tenho convicção de que teremos votos necessários".

fonte:jb.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário