terça-feira, 8 de março de 2016

Nova espécie de polvo é descoberta no fundo do oceano pacífico


Parecendo ter saído diretamente de um filme da Pixar, esse fantasminha na foto acima foi descoberto no mês passado pelo Deep Discoverer, o robô de mergulho profundo que viaja com o navio de exploração NOAA Okeanos Explorer. Feita 4.290 metros abaixo da superfície, esta é a observação mais profunda de um polvo, e, no caso, de uma possível nova espécie.

Durante vários anos, o Okeanos Explorer – o único navio dos EUA com financiamento federal construído para explorar oceanos da Terra puramente com fins científicos – tem viajado o mundo e implantado seu veículo submarino operado remotamente para chamar a atenção para alguns dos cantos mais escuros do fundo do oceano e transmitir isso tudo em vídeo para nós. Ao longo do caminho, a missão descobriu um verdadeiro tesouro de criaturas estranhas e adoráveis.

O primeiro mergulho operacional de 2016, em 27 de fevereiro, levou o Deep Discoverer a profundidades de mais de 4.000 metros a nordeste da Necker Island, no Havaí. O mergulho foi destinado a recolher informações geológicas, e não descobrir novos cefalópodes.

Mas você nunca sabe o que vai encontrar no fundo sem limites do oceano. Quando o Deep Discoverer se deparou com este carinha, ele estava relaxando em sua solidão em uma rocha plana. Embora o polvo encontrado pelos pesquisadores seja semelhante em aparência a polvos comuns de águas rasas, ele tem várias características incomuns, incluindo ventosas em uma ao invés de duas séries em cada braço, e uma nítida falta de tônus ​​muscular. Mais notavelmente, não tem os pigmentos cromatóforos que permitem que a maioria dos polvos mudem de cor.



“É quase certo que seja uma espécie não descrita”, afirmou em comunicado o NOAA (órgão americano de administração oceânica e atmosférica), “e não pertencente a qualquer gênero descrito”. Outro lembrete de que somos tremendamente ignorantes a respeito da vida no fundo do oceano. [Gizmodo]

fonte:hypescience.com
por Jéssica Maes
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário