quinta-feira, 24 de março de 2016

Por que os cachorros cheiram o rabo uns dos outros?


Quem gosta de cães sabe que essa espécie parece ter uma fissura por rabos. Basta acontecer um encontro para que os cachorros comecem a cheirar o bumbum um do outro. E existe uma explicação científica para esse ato canino tão comum.

De acordo com um vídeo da American Chemical Society, os cães farejam as informações do outro cachorro pelo rabo. É por lá que eles descobrem o sexo, o estado emocional, a dieta, a raça, o humor, entre outros detalhes.

Isso é possível por causa do saco anal dos cães. Essa região fica logo abaixo do rabo e abriga glândulas que liberam substâncias que dizem muito a respeito do cachorro.

Um cachorro tem um olfato de 10 mil a 100 mil vezes mais apurado do que o dos seres humanos. Isso permite que eles cheirem essas secreções mesmo sem ter fezes a caminho.

Além disso, os cães têm um segundo sistema olfativo, o órgão de Jacobson. Ele é projetado especificamente para a comunicação química e envia a informação para o cérebro, sem que haja interferência de outros odores, como o do cocô.

fonte: exame.abril.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário