quinta-feira, 10 de março de 2016

Policial militar que matou caminhoneiro a tiros em Governador Valadares é preso

Sargento Júlio César da Silva, de 44 anos, se apresentou à Polícia Civil na tarde desta segunda-feira e está detido em batalhão da Polícia Militar

Policial atirou pelo menos cinco vezes contra a vítima (foto: Reprodução)

O sargento Júlio César da Silva, de 44 anos, que atirou contra o motorista Fábio Aguiar de Morais, de 36, morto em Governador Valadares, na Região do Rio Doce, se apresentou na delegacia da cidade na tarde desta segunda-feira. De acordo com a Polícia Civil, o militar foi ouvido e depois levado para um batalhão da Polícia Militar (PM) na cidade. O atirador entregou a arma usada no crime, mas não prestou depoimento.

Na manhã desta segunda-feira, um inquérito foi aberto para investigar o caso e foi decretada a prisão preventiva do policial. Ele chegou à delegacia em um carro particular e entrou pela porta da frente, por volta das 16h. Em nota, a Polícia Civil informou que o delegado não colheu o depoimento do sargento, “uma vez que o policial aparentava estar psicologicamente abalado e versa sobre ele a prerrogativa de prestar declarações em outras fases do inquérito”. O militar foi levado para a sede do 16º Batalhão da Polícia Militar onde ficará preso às disposição da Justiça.

O velório do motorista está marcado para começar às 20h desta segunda-feira, no Cemitério Jardim da Serra, em Mariporã, no interior de São Paulo. Segundo funcionários do local, o sepultamento será na terça-feira às 9h.



O sargento e o motorista, que eram vizinhos no Bairro Santa Rita, em Governador Valadares, tinham histórico de desavenças há cerca de um ano. A esposa de Fábio já havia se queixado do PM à Corregedoria da corporação. Viviane Silva de Aguiar contou que procurou o órgão e registrou três boletins de ocorrência e cinco reclamações de ameaças do policial contra a vítima e contra um filho do casal. "Eu espero uma providência que já deveria ter sido tomada há muito tempo. A vida do meu marido não vai voltar. Eu fiquei viúva e com três filhos. Isso (o crime) poderia ter sido evitado", desabafou em entrevista à TV Alterosa.

O assassinato
O crime foi todo gravado pela mulher da vítima, com um celular. As imagens mostram o bate-boca já em andamento. O policial militar, à paisana, segura um revólver na porta de um bar. No meio da rua, o caminhoneiro, sem camisa, com as mãos para trás, esconde um facão. Os dois trocam ofensas e ameaças: "Dá mais um passo pra você ver", diz o policial. "Você não é homem, você é homem com o revólver na mão", responde o caminhoneiro. "Você é homem pra sua família", retruca o policial.

A mulher do caminhoneiro, postada atrás do marido, é quem grava as imagens. Um filho do casal, ao lado da mulher, tenta contato telefônico com a polícia e, a certa altura, diz: "Não tá atendendo, não." O policial à paisana também tenta acionar a PM com um celular, enquanto ele e o caminhoneiro seguem se ameaçando: "Você não vai me dar tiro, não, que eu vou rasgar você todo", anuncia o caminhoneiro. "Entra, então, que eu vou passar você no tiro", retruca o policial.

Finalmente, o filho do casal consegue contato telefônico com o 190: "Tem um policial aqui armado ameaçando", diz a voz. Pesssoas próximas reforçam, "Tá ameaçando, tá ameaçando!" Mas já era tarde para evitar o crime. O caminhoneiro reaparece na imagem, já sem o facão. O policial desdenha: "Você correu com a faca? Corre com a faca que eu te corto no tiro". "Que vai cortar o car...," desafia o caminhoneiro. O policial então larga o celular no asfalto e dispara a arma pelo menos cinco vezes. A mulher grita desesperada e as imagens balançam, não sendo mais possível ver a vítima. O policial permanece na porta do bar, ainda com a arma do crime na mão. "Eu não acredito!", grita a mulher. "Chama a polícia depressa! Seu desgraçado!"

Segundo o boletim de ocorrência, os dois eram vizinhos e já tinham desentendimentos anteriores. O corpo foi encaminhado para o IML de Governador Valadares.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que o sargento Júlio César da Silva estava de folga no momento do crime. Ainda conforme a PM, há registros de boletins de ocorrência de briga de vizinhos que envolveram o atirador e os filhos da vítima. Devido aos desentendimentos, que foram relatados também à Corregedoria da Polícia Militar, eles foram levados para a delegacia. O texto destaca ainda que o "sargento Júlio é profissional exemplar, conforme sua ficha pessoal, possuindo em toda sua carreira conduta ilibada". (Com informações de Benny Cohen e Rafael Passos)

fonte:em.com.br
João Henrique do Vale , Landercy Hemerson
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário