sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Estuprada na infância, garota precisa de cirurgia para reconstruir a vagina

Ela passou por cinco procedimentos desde que foi violentada, aos 10 anos.
'Enquanto meu corpo não estiver corrigido, não terei paz', diz adolescente.

A família de uma menina de 14 anos, que foi estuprada quando tinha 10, em Abadiânia, na região leste de Goiás, busca ajuda para que ela seja submetida a uma cirurgia de reconstrução da vagina. O caso ocorreu em dezembro de 2009 e o suspeito pelo crime está preso. No entanto, as marcas da violência ainda estão presentes na vida da garota.

A adolescente sofreu lesões no órgão sexual e no aparelho digestivo. Com isso, precisa usar uma bolsa de colostomia para desviar a saída de fezes, pois ela não pode evacuar pelo ânus por riscos de infecções. Ela já passou por cinco cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, precisa de um último procedimento particular, mas a família não tem condições de arcar com os custos. “Precisamos de ajuda para que ela volte a ter uma vida normal”, disse a mãe da menina.

Além das lesões físicas, a violência deixou traumas na garota. Emocionada, ela não gosta de falar sobre os momentos difíceis que viveu. Mesmo assim, criou coragem para pedir ajuda. “Já recebi acompanhamento psicológico, mas enquanto meu corpo não estiver novamente corrigido, parece que não terei paz”, disse a menor.
Cirurgião pediátrico de Anápolis, Olegário da Silva Rocha cuidou da menor desde que ela foi violentada. Ele explica que a cirurgia para reconstrução da vagina não é simples e precisa ser feita por um especialista. “Ela tem boas chances de ter a vagina reconstruída novamente, mas precisa ser cuidada por um médico que entenda do assunto, já que os riscos de que ela fique com deformações é grande”, afirmou.

Menina de 14 anos sofreu lesões após estupro e precisa de cirurgia corretiva (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O médico também acusou a Secretaria Municipal de Saúde de Abadiânia de nunca ter ajudado a garota. “Muitas vezes eu tirei dinheiro do meu bolso para que ela seguisse até Anápolis para ser submetida ao tratamento. A secretaria tem o dever de conseguir a cirurgia para ela. É um direito que está na Constituição”, ressaltou.

A Secretaria Municipal de Saúde de Abadiânia, por sua vez, informou que, sempre que foi procurada, buscou atender prontamente à solicitação da família para garantir “assistência médica e farmacêutica”. Além disso, afirma, foi disponibilizado transporte para atendimento especializado nas cidades de Goiânia e Brasília e tratamento fisioterapêutico no município.

Sobre a cirurgia, a secretaria destacou que, por se tratar de um procedimento eletivo, a menina encontrava-se na fila de espera do SUS. “No entanto, a mãe da menina abandonou o tratamento em Abadiânia e seguiu para Brasília, no intuito de adiantar a cirurgia”.
A partir daí, o município alega não ter sido mais procurado para dar continuidade ao processo. A secretaria ainda se coloca à disposição da família para retomada do atendimento.

fonte:http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/08/estuprada-na-infancia-garota-precisa-de-cirurgia-para-reconstruir-vagina.html
Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Jovem desaparece após sair com os amigos e é encontrada degolada

Corpo foi achado próximo a uma gruta na Praia dos Sonhos, em Itanhaém.
Polícia já investiga o caso, mas ninguém foi preso até agora.

Jovem é encontrada degolada em praia de Itanhaém, no litoral de SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Uma jovem de 19 anos foi encontrada degolada nesta quinta-feira (29) em Itanhaém, no litoral de São Paulo. O corpo foi achado próximo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Praia dos Sonhos. A Polícia Civil já investiga o caso, mas até agora ninguém foi preso.

Solange dos Passos Pimentel estava desaparecida desde terça-feira (27) à noite. Segundo a polícia, ela havia saído com o namorado e amigos para comprar um celular no bairro Belas Artes, e desde então a família ficou sem notícias, chegando a registrar um boletim de ocorrência. 

Na quinta-feira, por volta das 11h, a jovem foi encontrada morta, com graves ferimentos no pescoço. Ela teria se separado dos amigos durante o passeio, antes de chegar à loja e, após isso, não foi mais encontrada.

Segundo o delegado Douglas Borguez, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém, as investigações já avançaram. "Nos dirigimos até o local e começamos em campo uma investigação. Até o momento, nós temos algumas imagens e teríamos, em tese, um averiguado. Todo o trabalho está se concentrando, no momento, em imagens e testemunhas. Até agora, foram ouvidas entre 5 e 10 pessoas. Temos notícias também de um carro envolvido. É um fato gravíssimo", conclui.

fonte:http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/08/jovem-desaparece-apos-sair-com-os-amigos-e-e-encontrada-degolada.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Durante assalto, filha tenta defender mãe e é morta a facadas em MT

Mulher de 37 anos interferiu em assalto e levou facadas no tórax e abdome.
Rapaz de 29 anos fugiu a pé e foi preso pela Polícia Militar.

Homem foi preso após esfaquear mãe e filha em Água Boa. (Foto: Água Boa News)

Uma mulher de 37 anos morreu e a mãe dela, de 57 anos, ficou ferida durante um assalto na noite desta quinta-feira (29), na cidade de Água Boa, a 736 quilômetros de Cuiabá. De acordo com a Polícia Militar, um rapaz de 29 anos invadiu a casa das vítimas, ameaçou a mulher de 57 anos e exigiu dinheiro. A filha da vítima tentou defendê-la e morreu esfaqueada pelo suspeito.
O latrocínio foi registrado na Rua 15, esquina com a Avenida Roncador, Bairro Guarujá. Ao G1, a PM informou que o rapaz invadiu a casa da família durante a noite. Quando a jovem viu que a mãe foi rendida, tentou interferir no assalto.
“Ele [o suspeito] estava armado com uma faca e rendeu a mulher, levando pros fundos do local, exigindo dinheiro. A filha da vítima foi tentar tirar a mãe das mãos dele. Por ele estar nervoso e descontrolado, ele aplicou um golpe na altura do tórax e do abdome da jovem”, disse ao G1 o major comandante adjunto da PM, Naildo Guedes.

Mesmo sendo ferida, a jovem insistiu em salvar a mãe e levou mais facadas. A mulher também tentou se soltar e foi atacada com uma facada no peito. O assaltante levou um celular das vítimas e fugiu do local. Um vizinho ouviu o barulho e o grito de uma das vítimas e chamou a PM. O rapaz foi preso fugindo a pé e ainda com a faca na mão.
Familiares encaminharam mãe e filha para o Hospital Regional de Água Boa. A mãe apresentava uma perfuração no peito e está com o estado de saúde estável, fora de perigo. Já a filha dela não resistiu e morreu durante a madrugada desta sexta-feira (30).

"Ele [o suspeito ] estava em progressão de regime pelo crime de estupro em Vila Rica [cidade a 1.276 quilômetros de Cuiabá]. O assaltante alegou que não foi para matar nem roubar, mas para tirar satisfação com o filho da comerciante, por uma briga antiga. Mas a comerciante negou e afirmou que ele já chegou exigindo dinheiro", completou o major.
O rapaz é usuário e traficante de drogas e foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Água Boa. Ele deve ser ouvido pela Polícia Civil e transferido para a Cadeia Pública.

fonte:http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/08/durante-assalto-filha-tenta-defender-mae-e-e-morta-facadas-em-mt.html
Denise Soares-Do G1 MT
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Colisão entre ônibus e três carretas deixa mortos e feridos no ES

Acidente com, pelo menos, 26 feridos aconteceu em Mimoso do Sul.
Motorista do ônibus da Águia Branca morreu no local.

Ônibus da Viação Águia Branca se envolveu em acidente com carretas em Mimoso do Sul, no Espírito Santo. (Foto: Renata Mofatti/VC no ESTV)

O acidente envolvendo um ônibus da viação Águia Branca e três carretas deixou mortos e feridos na manhã desta sexta-feira (31), no quilômetro 446 da BR-101, em Mimoso do Sul, no Espírito Santo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do coletivo e um passageiro morreram no local e uma terceira vítima faleceu a caminho do hospital. Pelo menos 26 pessoas ficaram feridas, sendo 11, hospitalizadas. Até as 6h, o trânsito foi totalmente interditado no local. Às 9h30, o trânsito foi parcialmente liberado.
A PRF infomou que uma Scania, que seguia no sentido Vitória-Rio de Janeiro, perdeu o controle em uma curva, invadiu a outra pista e bateu de frente com o ônibus, que seguia no sentido oposto. Outro dois caminhões seguiam atrás do ônibus e não conseguiram frear.

Todos os feridos estavam no ônibus. A Águia Branca informou que o coletivo transportava 38 passageiros e era conduzido pelo motorista Edmilson Hilário de Lima. A vítima tinha 40 anos de idade e 16, de experiência. A empresa ainda não informou o nome dos passageiros mortos. As 11 pessoas hospitalizadas estão em Cachoeiro de Itapemirim.
Em nota, a Águia Branca lamentou a morte do funcionário e dos passageiros e disse que está prestando toda a assistência aos familiares e vítimas do acidente em atendimento no hospital.

fonte:http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/08/colisao-entre-onibus-e-tres-carretas-deixa-mortos-e-feridos-no-es.html
Mariana Perim - Do G1 ES
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Música de despedida feita por viúvo de 96 anos entra na parada dos EUA

Ele compôs para esposa que morreu após 73 anos de casamento; ouça.
Faixa está no 'top 10' do iTunes do país e entrou em ranking da 'Billboard'.

Fred e Lorraine Stobaugh, que foram casados por 75 anos (Foto: Divulgação / Filme 'A Letter from Fred')

A música "Oh sweet Lorraine", composta por um homem de 96 anos para homenagear a esposa de 91, com quem estava casado há 73 anos, está entre as dez mais vendidas na iTunes Store dos EUA nesta sexta-feira (30). A faixa também entrou no ranking de "Digital rock songs" da revista "Billboard".
A "Billboard" descreveu a entrada da música na parada como "surpreendente". Clique para ouvir a música.

Fred Stoubaugh, de Illionois, nos EUA, escreveu a letra da faixa um mês após a morte da esposa, quando ficou sabendo de um concurso musical através de um jornal. Ele não é músico profissional e disse na inscrição que não sabia cantar.
Enquanto a maioria dos participantes do concurso enviou seu material por YouTube, Fred mandou a letra da música por carta, descrevendo a história dele com Lorraine, com quem foi casado por 73 anos.
"Doce Lorraine, eu gostaria que pudéssemos viver os bons tempos de novo / Doce Lorraine, a vida acontece só uma vez, nunca de novo", diz a letra da música.
O estúdio Green Shoes, que organizou a competição, decidiu ajudar Fred a finalizar a composição, e fez a gravação com músicos profissionais.
Um documentário lançado pelo estúdio da música mostra a história da composição e a canção. No vídeo, Fred chora ao ouvir a música pela primeira vez. Veja o documentário completo.

Fred Stobaugh, de 96 anos, se emociona ao ouvir pela primeira vez a gravação profissional de sua composição para a esposa falecida (Foto: Divulgação / Filme 'A Letter from Fred')

fonte:http://g1.globo.com/musica/noticia/2013/08/musica-de-despedida-feita-por-viuvo-de-96-anos-entra-na-parada-dos-eua.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Cientistas fazem crescer minicérebro em laboratório


Utilizando células-tronco embriônicas ou células-tronco pluripotentes induzidas, cientistas do Instituto de Biotecnologia Molecular (IMBA) da Academia de Ciências Austríaca, em Viena, liderados pelo pesquisador Jüergen Knoblich, produziram os primeiros minicérebros da história da ciência.
Diferente de outros grupos de pesquisadores que fizeram crescer pequenos trechos de tecido nervoso, o grupo austríaco conseguiu fazer crescer tecido que continha tanto um córtex, que é a camada externa especializada do cérebro, e outras regiões do cérebro, como a retina.

Cultivadas em condições que permitiram com que elas se diferenciassem no neuroectoderma, as células-tronco acabaram desenvolvendo um sistema nervoso sobre gotículas de gel que serviram de estrutura para guiar o crescimento do tecido.
8 coisas que nós simplesmente não entendemos sobre o cérebro humano
Depois de 15 a 20 dias, o tecido formou minicérebros, chamados organoides cerebrais, bem parecidos com um ventrículo cerebral que contém fluido cerebrospinal no cérebro humano. Depois de 20 a 30 dias, alguns organoides formaram áreas cerebrais definidas, incluindo o córtex cerebral, tecido retiniano, meninges, e o plexo coroide.
Os minicérebros cresceram até atingir 2 a 3 mm de diâmetro e duraram cerca de 10 meses. Para crescer mais, precisam de um sistema circulatório responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio aos mesmos.
Apesar de se diferenciarem em várias estruturas, os minicérebros não são capazes de consciência ou outras funções cognitivas superiores, e serão usados para estudar o desenvolvimento do cérebro, e também algumas doenças que atacam o mesmo, como a microcefalia, substituindo os cérebros de rato.

Beber água pode ajudar o cérebro?
Para estudar a microcefalia, foram utilizadas células epidérmicas de um portador desta anomalia, que foram induzidas em células-tronco pluripotentes, a partir das quais foram desenvolvidos os minicérebros. E a análise do crescimento do minicérebro microcéfalo já resultou em uma hipótese para explicar a doença: aparentemente, os pacientes desenvolvem neurônios cedo demais, antes que o cérebro tenha tamanho apropriado.
Outro uso para os minicérebros de laboratório é o teste de novos medicamentos, a análise de como as substâncias que o homem tem criado afetam o desenvolvimento do cérebro, e o estudo de outras desordens cerebrais, além da microcefalia. O artigo descrevendo o trabalho da equipe austríaca foi publicado no periódico científico Nature. [MedicalXpress, LiveScience, PopSci, Nature]

fonte:http://hypescience.com/cientistas-fazem-crescer-minicerebro-em-laboratorio
Por Cesar Grossmann
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142