sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Seedorf começa a conviver com 'demonização' brasileira

Antes enaltecido, craque do Botafogo enfrenta críticas em relação à sua postura profissional

Seedorf em campo pelo Botafogo. (Foto: Satiro Sodré)

Na metade da temporada de 2012, o Botafogo surpreendeu a todos ao anunciar Clarence Seedorf como a maior contratação da história do clube. Negociação que proporcionou ao Glorioso significativas projeções no meio do futebol nacional e mundial. Status que gerou aumento em suas receitas, maiores contratos de marketing e uma crescente de sócio-torcedores, já que o jogador é aproveitado como garoto-propaganda do Time da Estrela Solitária e principal arma alvinegra para a conversão de sócios.

Dentro de campo, o holandês logo encantou os brasileiros. Seus gols, dribles e, principalmente, sua conduta profissional, impressionaram os amantes do esporte, que durante meses enalteceram a postura do craque.

No entanto, este ano, alguns fatos fizeram com que parte da imprensa esportiva questionasse a polêmica forma de trabalho do camisa 10. O jeito que o jogador trabalha, seja nas quatro linhas ou fora delas, começa a perder destaque devido aos casos que vamos acompanhar abaixo:

Seedorf x Jéfferson
Na terceira rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca, Botafogo e Flamengo mediram forças. Em campo, melhor para os rubro-negros. Vitória por 1 a 0, gol de Hernane. Acontece que, durante a partida, Jéfferson cobrou um tiro de meta pelo alto. Seedorf queria que o goleiro saísse jogando e chamou a atenção do camisa 1, que rebateu as broncas do holandês. A situação foi minimizado por ambos.

"São coisas que acontecem. Na hora, todo mundo se cobra. Mas é tudo para melhorar o rendimento da equipe", disse Seedorf.

Seedorf x Antônio Carlos
Na última rodada da fase de grupos da Taça Guanabara deste ano, o Botafogo encarou o Boavista, no Engenhão. O time do interior do estado, por sua vez, fez dois gols antes dos 10 minutos iniciais. Fato que originou um bate-boca entre Seedorf e Antônio Carlos, durante o intervalo da partida, no vestiário. O caso foi abafado pelo clube.

Bronca em treino
Em outubro de 2012, o Botafogo foi realizar uma semana de treinos em Saquarema, no CT da CBV. No fim de uma atividade, Seedorf deu uma bronca generalizada no grupo botafoguense, que se hidratava após o treino. O craque chegou a jogar um copo de água no chão e deu gritos exigindo maior comprometimento em campo: 'Tem que marcar, todos precisam marcar'.

Tratamento especial com Vitinho
Desde que chegou ao Glorioso, Seedorf tem mostrado um carinho especial com o meia Vitinho, que denomina a relação com o holandês como a de pai e filho. Porém, em alguns momentos, todo esse cuidado acaba interferindo no comportamento do jovem. Na décima rodada do Campeonato Brasileiro, em partida contra o Vitória, no Maracanã, o craque não deixou Vitinho dar uma entrevista no intervalo do jogo. No fim, explicou sua atitude.

"Tem que manter o foco. Não tem que ficar falando no intervalo. O Vitinho é menino, precisa de ajuda. Ele vem crescendo como jogador e vai entender que em determinados momentos é melhor não falar", contou

Seedorf x Gilberto
O fato mais recente aconteceu na última rodada do Brasileirão, contra a Portuguesa, no Canindé. O lateral-direito Gilberto, questionou um aviso feito pelo árbitro. Assim, Seedorf pediu para que o jovem ficasse calado. Por sua vez, o jogador retrucou o holandês, que deu uma grande bronca no camisa 13. No fim da partida, o craque comentou sobre o ocorrido.

"O garoto tem que que aprender que há momentos que tem que escutar e basta. Não tem tempo para ficar discutindo. O juiz, no primeiro tempo, estava para dar cartão, e eu queria proteger ele. Para ele não ficar falando com o juiz. Ele não entendeu. Então, tive que dar uma bronca nele. Rapidinho. Para a gente se concentrar no jogo", disse.

Conduta com a imprensa
Seedorf tem por característica não dar entrevistas no intervalo dos jogos, falando apenas no fim das partidas. No duelo contra o Goiás, há 10 dias, o meia reclamou da quantidade de microfones que o cercavam e pediu por diversas vezes para que os repórteres se afastassem.

A estrela botafoguense, lembra grandes craques, como Cruyff, que tinha o hábito de participar intensamente da vida interna de seus clubes. Curiosamente, ambos são criados na escola holandesa de esportes. Entretanto, desta forma, Clarence Seedorf esbarra nesse choque cultural, o que gera estranhamento em parte da imprensa especializada, como o Jornal Extra e comentaristas do canal SporTV, que levantaram tal hipótese. Sendo assim, por hora, um dos destaques do futebol brasileiro, convive com a 'demonização' nacional.

fonte:http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/seedorf-come%C3%A7a-a-conviver--abomina%C3%A7%C3%A3o--brasileira-204109821.html
Por Fernando Morani | Yahoo! Esporte Interativo
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário