Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (27) apontam que mais da metade da população do Brasil está acima do peso. A pesquisa Vigitel indica que 51% dos brasileiros estão com excesso de peso.
A taxa entre os homens é de 54%, enquanto que 48% das mulheres estão acima da medida considerada ideal para a saúde. Outro ponto destacado no estudo é o crescente índice de obesidade entre as mulheres. Na primeira edição da pesquisa, o percentual era de 11% das mulheres com quadro de obesidade - em 2013, subiu para 18%. Já entre os homens o número é de 16%.
A obesidade é observada em casos que o IMC (Índice de Massa Corporal) está acima de 30kg/m2. O excesso de peso, por sua vez, é caracterizado por IMC superior a 25kg/m2.
Secretário de vigilância em saúde do ministério, Jarbas Barbosa indica a dieta alimentar como o maior problema para a alta dos índices. Durante a pesquisa, 45 mil pessoas foram entrevistadas.
Entre elas, 31,5% afirmou que come carne com gordura regularmente e 53,8% não deixam de beber leite integral, rico em gordura. Já o refrigerante também aparece como um dos vilões nas mesas brasileiras: 26% dos entrevistados tomam a bebida pelo menos cinco vezes por semana.
Ainda de acordo com o estudo, frutos e vegetais são consumidos por 45% dos brasileiros que concluíram ao menos 12 anos de estudo. Neste recorte, 45% pratica atividades físicas regularmente.
fonte:http://br.noticias.yahoo.com/maioria-dos-brasileiros-est%C3%A1-acima-do-peso--diz-minist%C3%A9rio-da-sa%C3%BAde-153200127.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário