Todo mundo que frequenta cafeterias deve ter visto e até experimentado alguma mistura alcoólica de café, como o Kahlúa ou outros drinques.
Mas estes coquetéis são feitos misturando café com alguma bebida alcoólica; eles não são um produto da fermentação do café. Até agora, ninguém tinha produzido um fermentado ou destilado desta forma.
Entram os cientistas da Universidade do Minho, Portugal, e da Misión Biológica de Galícia, Espanha. Eles publicaram no LWT – Food Science and Technology o resultado de um projeto para produzir um destilado de café.
Os cientistas primeiro coletaram borra de café de uma companhia de torrefação portuguesa. O processo começou com uma secagem da borra. A seguir, ela foi aquecida com água a 163°C por 45 minutos, separada do líquido e acrescida de açúcar.
No próximo passo, a mistura recebeu um pouco de levedo, e foi deixada para fermentar. Depois da fermentação, veio a destilação, que produziu um licor com dosagem alcoólica de 40%. O processo, segundo os cientistas, é semelhante ao usado para obter uísque e rum a partir de trigo e melaço.
O licor obtido foi julgado de aroma e sabor agradáveis, e próprio para consumo humano. Segundo os especialistas, pode melhorar com o envelhecimento. Mas não espere ficar acordado com esta bebida. Além do efeito depressor do sistema nervoso central que o álcool causa, toda a cafeína é perdida no processo de fermentação e destilaria. [ScienceMag, LWT, Gizmodo]
fonte:http://hypescience.com/cientistas-criam-bebida-alcoolica-destilando-borra-de-cafe/
Por Cesar Grossmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário