HAV 304 (Hybrid Airship Vehycle – “veículo aéreo híbrido” em tradução livre) ou ‘Airlander’, é o nome deste mamute dos céus, uma aeronave de 92 metros de comprimento, 18 metros mais que o Airbus A380 e o Boeing 747-8, e quase 9 metros maior que o Antonov An-225, que além de ser ecologicamente correto, não precisar de pistas de pouso, também pode ser controlado remotamente.
Recheado de hélio, ele é capaz de voar mesmo que receba alguns furos de balas. É um artefato tecnológico robusto, com potencial para ser usado para enviar alimentos e outros bens para áreas de desastres ou zonas de conflito.
O HAV 304 foi desenvolvido pela Hybrid Air Vehicles Ltd, HAV, em conjunto com a Northrop Grumman, para as forças armadas dos Estados Unidos, onde permaneceu desde 2009 até o início de 2013, quando o contrato foi encerrado por conta do corte de verbas. A HAV comprou então o veículo e materiais relacionados e o levou para Cranfield, Inglaterra.
Bruce Dickinson, da banda Iron Maiden, é um dos investidores da HAV, e não esconde seu entusiasmo com o Airlander: “Eu quero entrar nele e voar de polo a polo”, diz. “Vamos voar a 6 metros acima do Amazonas, sobre algumas das maiores cidades do mundo, e transmitir tudo pela internet”.
Por enquanto, para ver o Airlander é preciso ir a Cranfield, ao maior hangar da Inglaterra, com 248 metros de comprimento, 48 metros de altura e 55 metros de largura, curiosamente construído para abrigar os dirigíveis da primeira metade do século 20, entre eles o R101, nos anos 1920.
Os atuais proprietários esperam construir pelo menos 10 Airlanders por ano, e vendê-los para companhias petrolíferas, para transporte de equipamento pesado a pontos remotos do planeta. E tudo que ele precisa é uma tripulação de duas pessoas, e um trecho qualquer de solo ou água, onde pousar.
O Airlander é capaz de ficar 21 dias no ar, sem tripulação, ou cinco dias com tripulação, e atingir altitudes de 20.000 pés ou 6.100 metros. Quando totalmente inflado, seu peso é de 10 toneladas, e consegue atingir velocidades de 160 km/h.
Mas o Airlander é só o começo. A HAV também pretende construir o Airlander 50, que será bem maior, com 119 metros de comprimento, 60 metros de largura e 35 metros de altura, mais alto que o Big Ben e a Estátua da Liberdade, e com a capacidade de carregar 50 toneladas de carga.
O primeiro voo do Airlander é esperado para acontecer no fim de 2016, e você pode se cadastrar para concorrer a uma passagem no voo inaugural, com o Bruce Dickinson como piloto e um grupo de celebridades viajando junto. [BBC, The Telegraph, io9]
fonte:http://hypescience.com/maior-aeronave-do-mundo-revelada-na-inglaterra/
por Cesar Grossmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário