quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cientistas descobrem como “gene da obesidade” nos engorda


Ao contrário do que muita gente acredita, a obesidade nem sempre pode ser atribuída apenas a uma dieta ruim ou a falta de exercícios: existe uma predisposição, causada por uma variação do gene FTO, que faz com que a pessoa tenha 70% mais chances de ficar obesa, e agora cientistas sabem como esse gene atua.

Pessoas com a variação do FTO, explicam os autores, têm níveis elevados de grelina (o “hormônio da fome”, que estimula o apetite) no organismo e maior sensibilidade a ele – um “tiro duplo”, nas palavras da pesquisadora Rachel Batterham, da Universidade College London, Inglaterra.

Para desvendar esse mecanismo, a equipe analisou amostras de sangue de voluntários após refeições, usou ressonância magnética para ver como o cérebro dos voluntários respondia ao hormônio da fome, e analisou a produção de grelina em seus organismos em nível celular.

Batterham destaca que os resultados do estudo podem ajudar a desenvolver tratamentos mais eficazes contra a obesidade – já existem, por exemplo, medicamentos que diminuem a produção de grelina no organismo, que podem ser especialmente eficazes em pacientes com a variação do FTO.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 2,8 milhões de adultos morrem anualmente em consequência de sobrepeso ou obesidade – condições que elevam os riscos de diabetes, problemas cardíacos e outras doenças. Ainda segundo informações da OMS, em 2011 40 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade estavam acima do peso. [Reuters, Journal of Clinical Investigation]

fonte:http://hypescience.com/cientistas-descobrem-como-gene-da-obesidade-nos-engorda/
Por Guilherme de Souza
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário