terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Carro que voa começa a ser vendido na Holanda

Híbrido entre automóvel esportivo e aeronave funciona com gasolina comum e pode ser guardado em uma garagem

A ideia dos carros voadoresé que possa ser operado por pessoas que tenham a mesma licença usada para aeronaves privadas (Divulgação)

A companhia holandesa Pal-V anunciou na última semana o início da pré-venda de dois modelos de carros voadores, os primeiros comerciais do tipo no mundo. As encomendas do Liberty Pioneer Edition e Liberty Sport começarão a ser fabricadas neste ano e a estimativa é que os pedidos sejam entregues até o final de 2018. Os veículos são destinados a uso pessoal e cumprem padrões regulatórios europeus e americanos.

Os modelos da Pal-V (Personal Air and Land Vehicle, veículo pessoal aéreo e terrestre, em tradução livre do inglês) são um híbrido entre um carro esportivo de dois lugares e uma aeronave — as hélices ficam dobradas em cima do teto. A conversão entre as duas funções dura cerca de 10 minutos. Como automóvel, pode rodar a até 160 quilômetros por hora e tem autonomia de 1.300 quilômetros. Já nos ares, a velocidade máxima é de 180 quilômetros por hora, e pode cobrir uma distância de até 500 quilômetros.

A ideia do carro voador é que possa ser operado por pessoas que tenham a mesma licença usada para aeronaves privadas, e o equipamento funciona com gasolina comum. Fechados, os modelos podem ser guardados dentro de uma garagem destinada a automóveis. Porém, ao contrário de um helicóptero, é preciso uma pista com tamanho mínimo de 180 metros para decolar e de 90 metros para pousar o veículo da Pal-V. Apesar da semelhança visual entre os dois equipamentos, o sistema de hélices funciona de maneira diferente.



O preço da versão Liberty Pioneer Edition, mais completa e mais luxuosa, é de 449.000 euros (1,46 milhão de reais), sem taxas. E o Liberty Sport sai por 299.000 euros (972.000 reais). Os interessados em adquirir os primeiros modelos devem fazer um depósito inicial de 25.000 euros (81.300 reais) e 10.000 euros (32.500 reais), respectivamente.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário