terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Por escalação irregular, Vasco pode ser eliminado da Taça Guanabara

Clubes interessados precisam oferecer denuncia para ocorrer julgamento. Se for punido, clube pode perder seis pontos por Gilberto e Jean terem assinado a súmula

Rio - A situação do Vasco no Campeonato Carioca não é das mais confortáveis e pode piorar. O Cruzmaltino tem os mesmos seis pontos que o Volta Redonda e precisa de uma vitória na última rodada, contra a Portuguesa, em São Januário, para garantir a classificação. Se perder ou empatar terá que torcer para o Fluminense, que jogará com reservas, vencer a Volta Redonda, em Moça Bonita. Mas isso pode não garantir a classificação para as semifinais da Taça Guanabara, já que o clube pode ser denunciado pela escalação irregular dos novos reforços Jean e Gilberto.

Nesta segunda-feira, clubes interessados no assunto se debruçaram sobre as documentações de inscrição dos dois jogadores e constataram que o Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da FERJ, informa que as datas de inscrição ou de registro dos jogadores Jean e Gilberto, recentemente contratados pelo Vasco, são posteriores aos prazos previstos no regulamento para que ambos pudessem ter participado do jogo com o Resende, no dia 5 de fevereiro, pela terceira rodada da Taça Guanabara.

Jean entrou em campo na partida contra o Resende e Gilberto ficou no banco - Carlos Gregório Jr / Vasco.com.br / Divulgação

A denúncia pode ser feita com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, "incluir na equipe atleta em situação irregular". A pena prevê, além de multa que pode ir de R$ 100 a R$ 100 mil, a perda de três pontos e mais a anulação da pontuação conquistada na partida, o que totalizaria seis pontos. O Vasco ganhou a partida por 2 a 1.

De acordo com o regulamento do campeonato, para atuar pela segunda, terceira ou quarta rodada da Taça Guanabara, um jogador precisa ter sido inscrito - ainda que sem toda a documentação - até dois dias úteis antes de cada partida. E teria que ter seu nome publicado no BIRA, sem pendências, até o último dia útil antes do jogo. Ou seja, para que enfrentassem o Resende, Jean e Gilberto teriam que ser inscritos até o dia 2 de fevereiro, além de ter seus nomes publicados no boletim da Ferj até o dia 3.

Quem consultar o BIRA, pode confirmar que a data de protocolo da inscrição do volante Jean era 3 de fevereiro. Um dia após o previsto no regulamento. E o campo "Gerado", que equivaleria à publicação final, sem pendências, consta como 6 de fevereiro, às 13h50m. O que significaria que o jogador só cumpriu o previsto no regulamento no dia seguinte ao jogo, já que o Artigo 14 fala em publicação no BIRA, e não em publicação no boletim da CBF.

Acessando o boletim informativo é possível confirmar que a inscrição de Gilberto (acima) e Jean (abaixo) só foi regularizada em 6 de fevereiro, um dia depois da partida contra o Resende - Reprodução Internet

No caso do lateral Gilberto, a data de protocolo na Ferj está publicada no site como 2 de fevereiro, o que cumpre o regulamento. No entanto, a inscrição consta como gerada também no dia 6 de fevereiro, às 13h50m.

Alem do artigo 14, no Regulamento Geral de Competições, os artigos de 32 e 34 falam sobre a inscrição correta. Segundo o RGC, "para atletas não registrados, a inscrição fica condicionada a apresentação da documentação necessária para registro, dentro dos prazos regulamentares"; No inciso segundo, "considera-se Registro o vínculo desportivo de um atleta com uma entidade de prática, assim reconhecido pela Federação mediante publicação do ato correspondente no Boletim Informativo de Registro de Atleta (BIRA), sem pendências"; É ressaltado ainda no artigo 34 que "A simples entrega, na FERJ, da documentação de qualquer atleta e o respectivo protocolo, ou o encaminhamento via e-mail, não significa, em nenhuma hipótese, que o atleta esteja legalmente registrado, inscrito em uma competição e muito menos com condição de jogo".

Até o fechamento desta matéria, a reportagem do DIA não recebeu nenhuma resposta da direção do Vasco aos questionamentos enviados.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário