quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Saiba como sacar o FGTS da conta inativa sem o Cartão Cidadão

Quem não tem o documento, não precisa correr para fazê-lo, e poderá sacar os valores diretamente nas agências com um documento de identidade

O FGTS da contas inativas pode ser retirado com o Cartão Cidadão em terminais de autoatendimento, mas não é requisito para o saque (Ricardo Matsukawa/VEJA.com)

Uma das formas mais práticas de sacar os recursos de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), cujo calendário foi divulgado na última terça-feira, é através do Cartão Cidadão. Se o trabalhador tiver direito a receber até 1.500 reais, precisará apenas da senha do cartão para retirar os valores nos postos de autoatendimento, evitando assim filas nas agências.

Para valores entre 1.500 reais e 3.000 reais, é preciso estar de posse do cartão, além da senha. O saque com o Cartão do Cidadão também pode ser feito em lotéricas e correspondentes da rede Caixa Aqui.

Mas quem não tem o cartão consegue sacar o FGTS da conta inativa mesmo assim. Basta se dirigir a uma agência da Caixa com um documento de identidade, a partir das datas definidas no calendário de pagamento _que variam de acordo com a data de aniversário do trabalhador.

A recomendação do banco para agilizar o atendimento é levar também o número do PIS e a carteira de trabalho. O número do PIS pode estar anotado na carteira de trabalho. Se não estiver, ele pode ser consultado na própria Caixa. O limite para fazer os saques das contas inativas é o dia 31 de julho.

Outra forma de conseguir o dinheiro sem o Cartão Cidadão é pedir em uma agência da Caixa a transferência dos recursos outro banco. A operação é feita imediatamente e sem custos.

Se o trabalhador tiver uma única poupança individual na Caixa, esse valor é depositado automaticamente. É preciso informar ao banco se não quiser que esse depósito aconteça automaticamente. Pessoas com conta poupança no banco público também podem solicitar, gratuitamente, a transferência para outros bancos dos valores referentes ao FGTS que foram depositados, até o dia 31 de agosto.

Por Felipe Machado
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário