quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Coelho em estátua de Mandela gera polêmica na África do Sul

Acredita-se que detalhe seja uma forma de assinatura dos artistas.
Líder anti-apartheid morreu em 5 de dezembro aos 95 anos.

Imagem de 16 de janeiro mostra o pequeno coelho na orelha da estátua de Mandela, na África do Sul (Foto: AFP)

Um pequeno detalhe na nova escultura erguida em homenagem a Nelson Mandela após a sua morte, em dezembro, está causando furor na África do Sul. Dentro da orelha do monumento de nove metros de bronze foi descoberto um pequeno coelho, o que parece ser a assinatura dos artistas Andre Prinsloo e Ruhan Janse van Vuuren.

Autoridades sul-africanas querem que a miniatura, com metade do tamanho do canal auditivo, seja removida. O departamento de Arte e Cultura disse que não tinha conhecimento da existência do coelho.
"Ele não pertence à estátua", disse Mogomotsi Mogodiri, porta-voz do departamento. "A estátua representa o que todos na África do Sul somos orgulhosos em ter."
O departamento informou em um comunicado que está se discutindo "como manter a integridade da escultura sem causar nenhum dano ou desfigurá-la", ou seja: como tirar o coelho da orelha sem prejudicar o monumento, eternizado nas proximidades do Union Buildings, em Pretória.
No começo desta semana, o jornal sul-africano "Beeld" citou os artistas dizendo que eles colocaram o coelho como uma "marca", já que foram proibidos de assinar a obra. Eles também disseram que o coelho representa a pressão para terminar a escultura a tempo, já que "haas" - a palavra para coelho na língua holandesa/africâner - também significa "pressa".

fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/01/coelho-em-estatua-de-mandela-gera-polemica-na-africa-do-sul.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário