Acredita-se que detalhe seja uma forma de assinatura dos artistas.
Líder anti-apartheid morreu em 5 de dezembro aos 95 anos.
Imagem de 16 de janeiro mostra o pequeno coelho na orelha da estátua de Mandela, na África do Sul (Foto: AFP)
Um pequeno detalhe na nova escultura erguida em homenagem a Nelson Mandela após a sua morte, em dezembro, está causando furor na África do Sul. Dentro da orelha do monumento de nove metros de bronze foi descoberto um pequeno coelho, o que parece ser a assinatura dos artistas Andre Prinsloo e Ruhan Janse van Vuuren.
Autoridades sul-africanas querem que a miniatura, com metade do tamanho do canal auditivo, seja removida. O departamento de Arte e Cultura disse que não tinha conhecimento da existência do coelho.
"Ele não pertence à estátua", disse Mogomotsi Mogodiri, porta-voz do departamento. "A estátua representa o que todos na África do Sul somos orgulhosos em ter."
O departamento informou em um comunicado que está se discutindo "como manter a integridade da escultura sem causar nenhum dano ou desfigurá-la", ou seja: como tirar o coelho da orelha sem prejudicar o monumento, eternizado nas proximidades do Union Buildings, em Pretória.
No começo desta semana, o jornal sul-africano "Beeld" citou os artistas dizendo que eles colocaram o coelho como uma "marca", já que foram proibidos de assinar a obra. Eles também disseram que o coelho representa a pressão para terminar a escultura a tempo, já que "haas" - a palavra para coelho na língua holandesa/africâner - também significa "pressa".
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário