quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cogumelo gigante nasce em sítio e vira atração no Vale do Itajaí

'Curiosos da região já vieram conhecer o cogumelo', afirma dona do local.
Segundo Epagri, as medidas do fungo são consideradas anormais.

Dimensões anormais do cogumelo foram provocadas por anomalias genéticas, de acordo com a Epagri (Foto: Aline Leonhardt)

Um cogumelo que nasceu em um sítio de Aurora, no Vale do Itajaí, virou atração na região. De acordo com a dona da fazenda, a espécie nasceu naturalmente e chama a atenção pelo tamanho. Muitos curiosos estão indo até a propriedade, que fica em Alto Ribeirão Pacas, no interior do município, para ver o cogumelo.
"Por aqui, nunca ninguém viu nada parecido, meus pais são agricultores e estão acostumados com essas questões, mas eles também ficaram assustados com o tamanho do cogumelo. Achamos engraçado e muito inusitado", afirmou Aline Leonhardt, dona do sítio.

Frutificação do fungo tem 70 centímetros de diâmetro (Foto: Daniela Leonhardt)

Segundo Aline, o cogumelo tem cerca de 70 centímetros de diâmetro e nasceu há duas semanas. "Minha mãe até estava com medo de ele ser venenoso, agora que sua cor está escurecendo um pouco", afirmou a jornalista, que mora na fazenda com seus pais.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), as medidas do cogumelo que nasceu em Aurora são anormais. "Como ele é natural e não cultivado, realmente o fato é curioso. Fenômenos como este acontecem em qualquer espécie e o mais provável é que seja uma anomalia genética, uma multiplicação celular muito além do normal", afirmou César Pereira, engenheiro agrônomo da Epagri.

fonte:http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/nossa-terra/noticia/2014/01/cogumelo-gigante-nasce-em-sitio-e-vira-atracao-no-vale-do-itajai.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário