'Curiosos da região já vieram conhecer o cogumelo', afirma dona do local.
Segundo Epagri, as medidas do fungo são consideradas anormais.
Dimensões anormais do cogumelo foram provocadas por anomalias genéticas, de acordo com a Epagri (Foto: Aline Leonhardt)
Um cogumelo que nasceu em um sítio de Aurora, no Vale do Itajaí, virou atração na região. De acordo com a dona da fazenda, a espécie nasceu naturalmente e chama a atenção pelo tamanho. Muitos curiosos estão indo até a propriedade, que fica em Alto Ribeirão Pacas, no interior do município, para ver o cogumelo.
"Por aqui, nunca ninguém viu nada parecido, meus pais são agricultores e estão acostumados com essas questões, mas eles também ficaram assustados com o tamanho do cogumelo. Achamos engraçado e muito inusitado", afirmou Aline Leonhardt, dona do sítio.
Frutificação do fungo tem 70 centímetros de diâmetro (Foto: Daniela Leonhardt)
Segundo Aline, o cogumelo tem cerca de 70 centímetros de diâmetro e nasceu há duas semanas. "Minha mãe até estava com medo de ele ser venenoso, agora que sua cor está escurecendo um pouco", afirmou a jornalista, que mora na fazenda com seus pais.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), as medidas do cogumelo que nasceu em Aurora são anormais. "Como ele é natural e não cultivado, realmente o fato é curioso. Fenômenos como este acontecem em qualquer espécie e o mais provável é que seja uma anomalia genética, uma multiplicação celular muito além do normal", afirmou César Pereira, engenheiro agrônomo da Epagri.
fonte:http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/nossa-terra/noticia/2014/01/cogumelo-gigante-nasce-em-sitio-e-vira-atracao-no-vale-do-itajai.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário