terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Pesquisa mostra como era o rosto humano há 7 mil anos

Reprodução/Nature

Como era o homem há 7 mil anos? A dúvida começa a ser resolvida com cientistas que traçaram um retrato do ser humano a partir da análise de DNA. A descoberta foi publicada na revista científica "Nature" e traz pontos interessantes.

Há 7 mil anos, o homem que vivia na região onde hoje está situada a Europa tinha pele escura e olhos azuis. Liderada por Carles Lalueza-Fox, do Instituto de Biologia Evolutiva de Barcelona, uma equipe espanhola analisou o DNA de um dente de um dos dois esqueletos descobertos em 2006 no país.

As comparações do material genético apresentado mostram que o homem de 7 mil anos atrás está mais longe do espanhol atual, mas próximo dos nórdicos. O estudo indica uma continuidade genética na espécie.

Além da pele escura e do olho claro, os cientistas chegaram também ao cabelo castanho. Além disso, a pesquisa chegou também ao sistema digestivo, revelando que o consumo de leite e amido veio apenas com a evolução, sendo mal recebido pelo corpo naquela época - os estudos mostraram que o ancestral era intolerante à lactose.

"A análise de outros antigos genomas da Europa central ou do norte será necessária para confirmar que as características genéticas do indivíduo de La Braña podem ser generalizadas a outras populações do Mesolítico", concluem os pesquisadores.

fonte:http://br.noticias.yahoo.com/pesquisa-mostra-como-era-o-rosto-humano-h%C3%A1-7-mil-anos-215451954.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário