sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Criança de 1 ano e 8 meses morre vítima de meningite em São Luís

Menina estava internada no Hospital Juvêncio Mattos.
Em 2013, foram registrados 25 casos de meningite na capital maranhense.

Uma menina de 1 ano e 8 meses morreu na noite de terça-feira (14), vítima de meningite meningocócica, uma das formas mais graves e contagiosas da doença. Ela estava internada no Hospital Estadual Infantil Juvêncio Mattos, localizado no centro de São Luís.

A criança deu entrada na unidade de saúde com febre, vomitando e com a rigidez no pescoço e nuca, sintomas característicos da doença. Dias antes de ela ter sido internada no Juvêncio Mattos, a menina havia sido levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi com os mesmo sintomas. No entanto, como o quadro de saúde agravou-se, foi transferida para o hospital infantil do Estado, onde recebia o tratamento especializado.

Porém, logo que chegou ao Juvêncio Mattos, o estado de saúde da criança piorou e ela morreu durante a noite. O corpo foi encaminhado para o Serviço de Vigilância de Óbito (SVO) e o resultado dos exames feitos mostrou que ela foi vítima de meningite meningocócica. Após a conclusão do laudo, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) se deslocaram para a residência dos familiares da vítima, localizada na Vila Luizão, para fazer o tratamento profilático naqueles que tiveram o contato próximo com a criança, no intuito de evitar novas contaminações.

Dados
Conforme dados divulgados pela SES, no ano passado foram registrados 25 casos de meningite meningocócica na capital maranhense, dos quais cinco culminaram em óbitos. Em todo o Maranhão, em 2013, foram registrados 100 casos e em 31 houve mortes.
Já em 2012, os dados da SES mostram que em São Luís foram registrados 43 casos da doença, dos quais 12 chegaram a óbito. Em todo o estado, naquele mesmo ano, foram registrados 183 casos da doença, dos quais 45 foram a óbito.

Ainda de acordo com a Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES foram registrados 1.307 casos de meningite meningocócica no Maranhão no período de 2007 a 2013. Desses, 261 casos culminaram em óbitos.

De acordo com a chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Léa Márcia Melo da Costa, o último surto de meningite no estado aconteceu em 2012, na cidade de Balsas (distante aproximadamente 800 km de São Luís). Desde então, apenas casos isolados são registrados e todos são acompanhados. Além disso, também são feitas coberturas vacinais para conter a doença.

Além disso, as ocorrências de casos de meningite, em atendimento na rede de saúde do município de São Luís, são acompanhadas por uma equipe de técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da SES e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Doença
A meningite é uma inflamação das meninges, um tecido que reveste o cérebro e a medula espinhal. Existem dois tipos de meningite - a viral e a bacteriana -, e os sintomas de ambas são semelhantes, por isso é necessário procurar atendimento médico assim que surgirem.
A meningite viral é causada por vírus que costumam se manifestar no verão e afetar principalmente jovens a partir dos 15 anos. Esse tipo de meningite é menos grave e desenvolve sintomas parecidos com os da gripe, como febre, mal-estar e dores no corpo, sintomas que, se tratados corretamente, podem desaparecer em 10 dias. A transmissão é feita por contato direto com secreções de pessoas infectadas.

A meningite bacteriana é geralmente causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Ela produz sintomas como febre, dor de cabeça e rigidez nucal, e quando não é diagnosticada precocemente pode levar à morte em poucas horas ou deixar sequelas neurológicas permanentes como a surdez, por exemplo. As bactérias penetram no organismo pelas vias respiratórias e infectam o cérebro. Indivíduos com meningite bacteriana devem ser tratados com antibióticos específicos, em um ambiente hospitalar adequado.

fonte:http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2014/01/crianca-de-1-ano-e-8-meses-morre-vitima-de-meningite-em-sao-luis.html
Do G1 MA com informações de O Estado
imagem ilustrativa:www.isaudebahia.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário