quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cristina Kirchner reaparece e evita polêmica sobre a economia argentina

Presidente ficou mais de um mês sem aparecer em público,
Ela falou sobre subsídios para jovens, mas evitou falar de crise financeira.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, reapareceu nesta quarta-feira (22) pela primeira vez em mais de um mês em um ato público no qual proferiu um discurso sobre um plano de subsídios para jovens que queiram terminar seus estudos, mas no qual evitou temas polêmicos da economia que geraram incertezas nas últimas semanas.
Esperava-se que em sua intervenção, que foi transmitida em rede nacional, a presidente fizesse referência ao ambiente de incerteza que marcou a jornada financeira, que registrou nesta quarta-feira a maior desvalorização em um dia da moeda em 12 anos, assim como a preocupações sobre a alta da inflação e a forte queda das reservas do Banco Central.

O peso sofreu a maior desvalorização em um único dia desde 2002 (3,23%) e com isso, acumulou uma queda de 8,4% desde que o ano começou.
Cristina, no entanto, não comentou o tema, nem outros como a inflação e a queda no nível de reservas, no ato preparado para lançar um plano de subsídios de 600 pesos (84 dólares) para jovens que queiram estudar ou terminar seus estudos.

O plano será financiado com recursos do Tesouro Nacional e poderia beneficiar 1,5 milhão de jovens entre 18 e 24 anos que não estudam, não têm trabalho ou é informal, disse a presidente.
Ela afirmou que nesta faixa etária, que alcança os cinco milhões de jovens, o desemprego chega a 18,2% e que 78% deles são de família de baixos recursos.

Kirchner fez apenas duas aparições públicas desde a sua operação por um hematoma craniano em outubro passado: a primeira em 20 de novembro passado para tomar juramento de novos ministros e outra em 10 de dezembro para comemorar os 30 anos da restauração da democracia após a ditadura.
A presidente confirmou sua participação na cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), que será celebrada sexta e sábado em Havana.

"Na sexta-feira vamos a Cuba para a reunião da Celac", disse a presidente em um discurso na Casa de Governo, em sua primeira aparição em um mês em um ato público.

Cristina Kirchner acena para apoiadores durante evento público nesta quarta-feira (22) (Foto: Natacha Pisarenko/AP)

fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/01/cristina-kirchner-reaparece-e-evita-polemica-sobre-economia-argentina.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário