sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Geddel pede demissão da Secretaria de Governo, diz Planalto

Acusado de ter pressionado o ex-titular da Cultura para liberar uma obra em Salvador, o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, entregou na manhã desta sexta-feira (25) uma carta de demissão ao presidente Michel Temer. Segundo a assessoria da do Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer aceitou o pedido de Geddel, que era responsável pela articulação política do governo federal com o Congresso Nacional.


O ex-ministro da Cultura, que pediu demissão na última sexta (18), gravou a conversa que teve na semana passada com Temer no Planalto, segundo o Bom Dia Brasil, no entanto, Calero não quis comentar sobre o assunto com a TV Globo.

Entenda
Em depoimento à Polícia Federal, o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero afirmou que o presidente Michel Temer, o pressionou para encontrar uma “saída’ para a obra de interesse do ministro Geddel Vieira Lima, em Salvador, na Bahia, de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo.

O empreendimento La Vue Ladeira da Barra, embargado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está no centro da mais recente crise envolvendo o governo.

Charles Sholl/Futura Press

De acordo com o ex-ministro Calero, que pediu demissão na semana passada, Geddel o teria pressionado para que o órgão (Iphan) vinculado ao Ministério da Cultura liberasse a obra onde o ministro adquiriu um apartamento.

“Que na quinta, dia 17, o depoente foi convocado por Temer a comparecer no Palácio do Planalto; que nesta reunião o presidente disse que a decisão do Iphan havia criado ‘dificuldades operacionais’ em seu gabinete, posto que Geddel encontrava-se bastante irritado; que o então presidente disse ao depoente para que construísse uma saída para que o processo fosse encaminhado à Advocacia-Geral da União, porque a ministra Grace Mendonça teria uma solução”, afirmou Calero em transcrição do depoimento enviado ao Supremo Tribunal federal e a Procuradoria-Geral da República.

Segundo Calero, Temer encarou a pressão de Geddel, principal articulador político do governo, com normalidade. Na sequência o ex-ministro da Cultura disse que sentiu-se “decepcionado” pelo fato de o próprio presidente tê-lo “enquadrado”. E que a partir disso, sua única foi apresentar seu pedido de demissão.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário