terça-feira, 29 de novembro de 2016

Por que algumas pessoas têm um pequeno furo neste local da orelha?


Se você já se deparou com alguém que tem um pequeno furo onde a orelha se une ao rosto, pode ter pensado que a pessoa já usou piercing ou que é algum outro tipo de cicatriz qualquer. Mas a verdade é que quem tem esse furinho já nasce assim.

Essa pequena malformação pode estar associada a surdez ou malformações renais, mas geralmente é isolada, sem indicar qualquer outro problema de saúde. Chamado de cisto pré-auricular, o pequeno orifício é assintomático, mas pode trazer incômodo ao infeccionar ou acumular secreção sebácea . Entre 20 e 33% dos casos são bilaterais.

Pessoas com essa característica são mais comuns na Ásia e partes da África, com incidência de 4 a 10%. Já nas outras partes do mundo esse número não costuma passar de 1% da população.

O buraquinho aparece entre o primeiro e segundo arco faríngico, também chamado arco branquial. Todos os vertebrados têm esta estrutura, mas nos mamíferos eles formam a cabeça e pescoço, enquanto em peixes eles ajudam a desenvolver as guelras.

Por causa desta conexão entre o desenvolvimento de mamíferos e peixes, o biólogo Neil Shubin propôs que o furinho possa ser um “remanescente evolutivo de guelras de peixes”. A hipótese ainda não foi testada cientificamente. [IFLScience]

por Juliana Blume
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário