quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O sapo que carrega filhotes em buraquinhos nas costas e outros animais estranhos

A vida no mundo é tão diversa que mesmo assistindo a incontáveis documentários e lendo dezenas de matérias sobre animais bizarros, ainda conseguimos nos surpreender.

Confira esta lista com quatro animais muito estranhos:

4. Neoclinus blanchardi

Este peixe de cerca de 30 cm vive no Oceano Pacífico, próximo à costa oeste dos Estados Unidos. Quando este peixe está tranquilo, parece um exemplar comum, sem nada de especial. Mas quando é ameaçado, abre sua boca desta forma assustadora. Pior ainda se a ameaça vier de outro Neoclinus blanchardi. A dupla se prende em uma “luta de bocas” que mais parece digna de um filme sobre alienígenas.

Este peixe gosta de viver em conchas abandonadas, ficando apenas com a cabeça de fora. Se outro competidor se interessar pela mesma concha, a briga começa. A espécie é conhecida por ser territorial.

3. Pipa pipa


Conhecido como pipa, sapo-aru ou sapo-pipa, essa espécie de sapo nativa da América do Sul tem muitas características estranhas: tem corpo achatado, cabeça pontuda e as fêmeas incubam os ovos nas próprias costas.

Os buraquinhos de seu dorso causam agonia até em quem não sofre de trifobia, que é o desconforto, coceira, arrepios e até ataques de pânico ao ver imagens com vários pequenos buracos.

Apesar da estranheza inicial que pode causar, o Pipa pipa é um ótimo exemplo de cuidado dos pais em relação aos seus filhotes. Ao mantê-los pertinho de si, a mãe garante que eles não serão atacados por predadores, fato que não é tão observado em répteis quanto em mamíferos.

2. Hypsignathus monstrosus

Este morcego pertence à família Pteropodidae e é encontrado na África Ocidental e Central. Apenas os machos da espécie têm esse rosto que lembra o de um alce.

Há uma razão por trás disso: os machos produzem sons parecidos com buzinas para atrair parceiras, explica Rob Mies da Organization for Bat Conservation, de Michigan. A laringe dos machos ocupa mais da metade de seu corpo. Os solteirões se reúnem em grupos e batem suas asas para chamar atenção das fêmeas. “Essa música e dança é um grande espetáculo”, diz Mies.

1. Idalus herois

Este é outro dos nossos animais brasileiros, mas também é encontrado na Venezuela e México. O mais curioso sobre esta mariposa colorida é que ela emite um som que atrapalha o sonar dos morcegos. Fazer o som de “clique” também é uma forma de alertar aos possíveis predadores de que ela tem um gosto ruim. [National Geographic]

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário