Genoino foi submetido a exames clínicos por uma junta médica, nesta terça-feira
O laudo do Instituto Médico Legal (IML) sobre a saúde do deputado José Genoino (PT-SP), determinado pela Procuradoria Geral da República (PGR), afirma que se trata de um “paciente com doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos, medicamentosos e gerais”.
O documento tem três páginas e determina ser necessário um controle periódico por exame de sangue, “dieta hipossódica” (reduzido consumo de sal) e adequada aos medicamentos utilizados por ele. Segundo o laudo, Genoino precisa ainda de avaliação médica cardiológica especializada regularmente.
Diante do laudo, caberá à procuradora-geral em exercício, Ela Wiecko, responderá ao questionamento do relator da Ação Penal 470 e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, se é recomendável que Genoino cumpra o restante de sua pena em casa, onde poderá receber o tratamento médico adequado.
Genoino deixou o Complexo Penitenciário da Papuda na tarde desta terça para se submeter a exames no IML de Brasília, por solicitação do juiz Ademar Vasconcelos, responsável pela Vara de Execução Penal do DF. Ele pediu um laudo oficial do estado de saúde do parlamentar petista. Diante do quadro clínico do parlamentar, o advogado Luiz Fernando Pacheco, que comanda a defesa de Genoino, protocolou no STF, ainda na noite de domingo, um pedido para que a pena do ex-presidente do PT seja cumprida em regime domiciliar. O advogado alega que o cliente dele está com a saúde frágil e precisa de cuidados médicos constantes.
Genoino foi submetido em julho a uma cirurgia para correção de dissecção de aorta (quando a artéria passa a abrir em camadas, provocando um aneurisma, que é o inchaço do vaso sanguíneo) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele ficou internado na instituição de saúde até o dia 8 de agosto.
O ser deslocado de São Paulo para Brasília, no avião da Polícia Federal, neste sábado, Genoino teve um pico de pressão e passou mal. Médica do serviço público, que acompanha a história clínica do paciente, ouvida com exclusividade pelo Correio do Brasil, não afastou a possibilidade do líder petista sofrer um mal súbito. Na escala da aeronave em Belo Horizonte (MG), para buscar outros sete réus do processo conhecido como ‘mensalão’, o deputado petista precisou ser atendido por uma equipe médica. Apesar do agravamento de sua saúde, os agentes da PF foram autorizado pelos médicos a seguir viagem.
Em vez de determinar, de pronto, a transferência de Genoino de volta a São Paulo, Joaquim Barbosa pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestasse sobre o assunto, o que levou a procuradora-geral Wiecko a solicitar que a Suprema Corte determinasse que uma junta médica constatasse o risco de seu atual quadro clínico.
Ela Wiecko está interinamente à frente do Ministério Público devido a uma viagem ao exterior do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
fonte:http://correiodobrasil.com.br/noticias/brasil/junta-medica-classifica-genoino-como-paciente-de-alto-risco/663648/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário