quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Picada de aranha venenosa derreteu a cartilagem da orelha de uma holandesa


A orelha de uma mulher holandesa sofreu um grave processo de necrose.

Tudo começou após uma picada de aranha venenosa ao visitar a Itália. Parte da orelha da garota de 22 anos foi liquefeita (derreteu) – a pele e a cartilagem em volta começaram a morrer.

Estima-se que esse seja o primeiro registro de que o veneno de uma aranha possa derreter a cartilagem. A paciente começou a senti uma dor na orelha antes de ir ao hospital.

Sua orelha começou a ficar inchada, mas ela não sabia que tinha sido picada. Os médicos receitaram anti-histamínicos nos primeiros atendimentos na unidade de saúde. Apesar dos medicamentos, o inchaço não diminuiu.

Ao voltar para a Holanda, a garota procurou novamente um hospital e soube que parte do seu tecido estava morto. Só neste momento ela se deu conta que tinha sido picada por uma aranha venenosa do Mediterrâneo.

O Dr. Marieke Van Wijk, cirurgião plástico, disse que essa foi a primeira vez que ele soube que uma toxina pudesse literalmente derreter a cartilagem.

Geralmente, os venenos das aranhas matam as células utilizando uma mistura altamente complexa de substâncias que destroem as proteínas e não existe tratamento medicamentoso que possa ser eficaz nesse processo.

Os médicos foram obrigados a remover o tecido morto da orelha e, em seguida, reconstruí-la utilizando cartilagem de suas costelas. O portal LiveScience não divulgou o nome da aranha, mas disse que ela é endêmica de algumas regiões da Europa.

Geralmente, as aranhas não picam sem motivo. O que ocorre na maioria das vezes é que as pessoas pressionam as aranhas sem querer em diversas situações. Ao que tudo indica, a aranha pode ter andado no travesseiro da holandesa e, ao virar a cabeça, apertou a aranha que se defendeu picando-a.

Algumas pessoas, quando são picadas por aranhas venenosas, morrem por falência de órgãos, especialmente os rins.

O caso, por ter sido considerado raro, foi relatado no Journal of Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery.

fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/3202-picada-de-aranha-venenosa-derreteu-a-cartilagem-da-orelha-de-uma-holandesa
por Osmairo Valverde
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário