Exame Nacional do Ensino Médio foi transferido devido a ocupações em escolas. Estudantes farão as provas remarcadas em 3 e 4 de dezembro
Segundo o Inep são 304 locais de aplicação de prova ocupados no país. (Ricardo Matsukawa/VEJA.com)
Ao todo, 191.494 dos 8,6 milhões de alunos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão as provas adiadas por causa das ocupações dos estudantes em 304 escolas que seriam locais de prova. O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira que, para esses estudantes, a prova que seria realizada neste fim de semana (5 e 6 de novembro) foi transferida para 3 e 4 de dezembro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, publicou a lista completa dos locais com provas adiadas em seu site.
Segundo o MEC, os inscritos afetados pelas ocupações seriam avisados por meio de SMS e e-mail ainda nesta noite. Haverá também a divulgação no site do Enem e será possível acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo telefone 0800- 616161.
O MEC informou que a nova aplicação da prova será feita em tempo hábil para a utilização dos resultados no Sisu, Fies e Prouni. Os novos itens do exame serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem para aqueles que farão a prova depois – a ideia é que os estudantes façam exames “comparáveis”, segundo Maria Inês Fini, presidente do Inep. “Lamentamos profundamente a ansiedade que esses jovens ainda manterão, esperando para realizar a prova”, disse Maria Inês Fini.
Mesmo com a mudança, a divulgação dos resultados do Enem continua mantida para 19 de janeiro.
Ocupações
As 304 ocupações correspondem a 1,9% dos 16.476 locais de provas. São 177 escolas de educação básica e 127 instituições de ensino superior distribuídas em 126 municípios de dezenove estados e no Distrito Federal.
Na última segunda-feira acabou o prazo dado pelo MEC para os estudantes saírem das escolas ocupadas em protesto contra o governo Temer. Caso as manifestações continuassem, o Enem teria de ser cancelado nessas escolas, afirmou o MEC.
O Paraná é o estado que mais tem escolas ocupadas, cerca de setenta, seguido por Minas Gerais, com cerca de sessenta.
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário