sábado, 29 de abril de 2017

Após protestos, Temer diz que governo seguirá tocando reformas

Em nota, presidente afirma que manifestações ocorreram livremente em todo o país, mas que debate continuará na 'arena adequada', que é o Congresso Nacional

Manifestantes no Largo da Batata, em São Paulo, pedem fim das reformas e do governo Temer (Ricardo Matsukawa/VEJA.com)

O presidente Michel Temer (PMDB) disse, em nota oficial emitida no início da noite, que a greve geral desta sexta-feira contra as reformas trabalhista e da Previdência “ocorreram livremente em todo o país”, mas disse que o “trabalho em prol da modernização da legislação nacional continuará, com debate amplo e franco, realizado na arena adequada para essa discussão, que é o Congresso Nacional”.

“De forma ordeira e obstinada, o trabalhador brasileiro luta intensamente nos últimos meses para superar a maior recessão econômica que o país já enfrentou em sua história”, disse o presidente na nota. Ele afirmou, ainda, que “a esse esforço se somam todas as ações do governo, que acredita na força da unidade de nosso país para vencer a crise que herdamos e trazer o Brasil de volta aos trilhos do desenvolvimento social e do crescimento econômico”.

Em ato no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, próximo à casa de Temer – para onde se dirigiam -, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos, prometeu levar a manifestação ao Congresso. “Se não entenderem vai ter convulsão social. Nós vamos tomar o Congresso, porque terra improdutiva tem que ser ocupada para ter função social”, afirmou sobre um trio elétrico.

O presidente também disse que houve “a mais ampla garantia ao direito de expressão”, mesmo nas menores aglomerações”. “Infelizmente, pequenos grupos bloquearam rodovias e avenidas para impedir o direito de ir e vir do cidadão, que acabou impossibilitado de chegar ao seu local de trabalho ou de transitar livremente. Fatos isolados de violência também foram registrados, como os lamentáveis e graves incidentes ocorridos no Rio de Janeiro”, escreveu.

Veja a íntegra da nota do presidente:

As manifestações políticas convocadas para esta sexta-feira ocorreram livremente em todo país. Houve a mais ampla garantia ao direito de expressão, mesmo nas menores aglomerações. Infelizmente, pequenos grupos bloquearam rodovias e avenidas para impedir o direito de ir e vir do cidadão, que acabou impossibilitado de chegar ao seu local de trabalho ou de transitar livremente. Fatos isolados de violência também foram registrados, como os lamentáveis e graves incidentes ocorridos no Rio de Janeiro.

O governo federal reafirma seu compromisso com a democracia e com as instituições brasileiras. O trabalho em prol da modernização da legislação nacional continuará, com debate amplo e franco, realizado na arena adequada para essa discussão, que é o Congresso Nacional. De forma ordeira e obstinada, o trabalhador brasileiro luta intensamente nos últimos meses para superar a maior recessão econômica que o país já enfrentou em sua história. A esse esforço se somam todas as ações do governo, que acredita na força da unidade de nosso país para vencer a crise que herdamos e trazer o Brasil de volta aos trilhos do desenvolvimento social e do crescimento econômico.

Michel Temer

Presidente da República

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário