terça-feira, 18 de abril de 2017

Informe: Governo de Michel Temer vai homenagear juiz Sérgio Moro, da Lava Jato

Citado na operação, presidente deve entregar honraria ao magistrado nesta quarta-feira, no Quartel-General do Exército, em Brasília

Brasília - O governo do presidente Michel Temer vai homenagear Sérgio Moro. Ministro da Defesa, Raul Jungmann decidiu conceder a Ordem do Mérito Militar ao juiz federal responsável pela Operação Lava Jato. Com isso, Moro passará a fazer parte, com o grau de Oficial, do Corpo de Graduados Especiais da Ordem do Mérito Militar.

Citado na Lava Jato, Temer deverá participar da cerimônia, que vai ocorrer amanhã, às 10h, no Quartel-General do Exército, em Brasília — a agenda oficial do presidente só será divulgada hoje. Caso vá ao evento, o próprio Temer entregará a medalha a Moro. “Não há qualquer constrangimento. O presidente não é réu na Lava Jato e já declarou apoio à operação. Provavelmente vai prestigiar a solenidade, como fez nos anos anteriores”, disse um interlocutor ao Informe.

Doria e Luciano Huck

A Ordem do Mérito Militar foi criada em 1934, no governo de Getúlio Vargas, para premiar militares e civis “que tenham se tornado credores de homenagem especial do Exército Brasileiro”. Amanhã, 98 pessoas serão agraciadas com a honraria. Entre elas, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), e Luciano Huck. Moro e o apresentador de televisão já confirmaram presença na solenidade, que marca a comemoração do Dia do Exército.

Critério
Perguntado sobre o critério utilizado pelo ministro Raul Jungmann para premiar os notáveis aqui citados, o Exército responde: “Moro foi cabo no Tiro de Guerra da cidade de Maringá, no Paraná. Mantendo, a partir de então, os laços de amizade e cooperação. (...) Ao condecorá-lo, o Exército Brasileiro presta homenagem ao magistrado por sua atuação como juiz federal”.

Critério 2
Com relação a Doria, diz que ele “vem prestando relevantes serviços à comunidade paulistana e ao Exército em suas atividades empresariais e à frente do município de São Paulo”.

Critério 3
Já Luciano Huck será homenageado porque “produziu e apresentou, em seu programa Caldeirão do Huck, duas matérias sobre o trabalho dos militares brasileiros no Haiti, divulgando as atividades desenvolvidas pelo nosso soldado naquele país amigo, em prol de sua necessitada população”.

Desafetos: a ex e o ex
Em 2015, durante a cerimônia, a ex-presidente Dilma Rousseff teve que entregar a honraria a um desafeto: o hoje ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

‘Eleição ilegítima’
A Justiça Eleitoral em Araruama determinou novas eleições para a prefeitura. Cabem recursos ao TRE-RJ e ao TSE.

por Paulo Cappelli
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário