segunda-feira, 24 de abril de 2017

Ministério Público Federal aciona YouTube para controlar Baleia Azul

Objetivo é investigar divulgação de vídeos do jogo macabro

Rio - O Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo acionou o Google — responsável pelo YouTube —, para investigar a divulgação de vídeos que estimulam a automutilação e o suicídio através do jogo virtual Baleia Azul. O objetivo é fazer com que o canal tenha maior controle sobre os conteúdos, além de estudar eventual responsabilização da empresa caso os vídeos não sejam removidos.

O assunto vem ganhando repercussão nos últimos dias com vários relatos de suicídios e automutilações, que supostamente estariam ligados ao jogo suicida Baleia Azul. Os casos têm mobilizado diretores e professores de escolas, familiares e a polícia, que investiga se o jogo realmente existe e quem seriam os responsáveis por estimular as agressões.

Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo acionou o Google — responsável pelo YouTube —, para investigar a divulgação de vídeos que estimulam a automutilação e o suicídio através do jogo virtual Baleia Azul - Reprodução Internet

No último mês, a Procuradoria Regional do Direito do Cidadão já conseguiu a remoção de onze vídeos que estimulavam jovens a se automutilarem ou até mesmo cometerem suicídio, sempre com base no critério de maior popularidade. O MPF, no entanto, ainda não abriu investigação contra o jogo Baleia Azul.

A investigação sobre os canais que divulgam os vídeos começou neste ano, depois que o Instituto Dimicuida, de Fortaleza, ter apontado ao MPF a existência de pelo menos 19 mil vídeos com tal conteúdo na internet. Uma reunião entre os procuradores do MPF paulista, o Google e a entidade cearense deve acontecer ainda em abril. O objetivo é buscar mecanismos para realizar a filtragem dos vídeos.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário