quinta-feira, 27 de abril de 2017

Planalto monitora greve e estuda cortar ponto de servidores

Governo teme que um movimento com grande adesão termine por afetar a tramitação das reformas no Congresso

Governo teme que um movimento com grande adesão termine por afetar a tramitação das reformas no Congresso (Miguel SCHINCARIOL/AFP)

Preocupado com o tamanho que as manifestações de sexta-feira podem alcançar, o governo estuda cortar o ponto dos servidores federais que aderirem à greve geral contra as reformas convocada pelas centrais sindicas e monitora o movimento. Segundo a CUT, haverá greve em ao menos 26 Estados e protestos em mais de 20 capitais na sexta-feira contra as reformas da Previdência e trabalhista.

O Palácio do Planalto vem monitorando a situação, especialmente através das redes sociais, mas ainda não tem o cálculo da proporção que a greve pode tomar. Os sinais, no entanto, são de que pode ser maior do que o previsto, especialmente com a adesão dos serviços de transporte público.

O governo teme que um movimento com grande adesão termine por afetar a tramitação das reformas no Congresso. A trabalhista está programada para ser votada no plenário da Câmara nesta quarta-feira, e é o primeiro teste real da base do governo, mesmo exigindo apenas metade mais um dos deputados, 257 votos, e não os 308 exigidos para votação da reforma da Previdência.

O governo quer tentar aprovar todos os pontos da reforma trabalhista no máximo até quinta-feira, para evitar que os parlamentares possam ser influenciados pelo tamanho do movimento na sexta.

Já a reforma da Previdência não vai escapar da influência dos movimentos. O relatório será votado na comissão especial na próxima terça-feira e em seguida, em plenário.

O Planalto, de acordo com uma das fontes, ainda tenta negociar com as centrais sindicais que têm alguma relação com o governo para evitar a adesão de seus associados à greve geral.

No entanto, um dos principais aliados do governo nesta área, o deputado Paulinho da Força, ligado à Força Sindical, tem sido um dos maiores defensores do movimento e, nesta quarta, já ameaçou tirar seu partido, o Solidariedade, da base do governo se a reforma trabalhista passar como está.

Em outra frente, o governo estuda endurecer com os grevistas do serviço público, e o Ministério do Planejamento deve determinar a todos ministérios que cortem o ponto do servidores que faltarem ao trabalho na sexta-feira.

A alegação é que a decisão de cortar o ponto dos grevistas não é uma retaliação, mas “cumprir uma regra”. A mesma medida já foi anunciada pelo prefeito de São Paulo, João Dória.

Na terça-feira, uma primeira reunião no Planalto foi feita entre representantes da Casa Civil, do Gabinete de Segurança Institucional, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Nesta quarta, foi convocado um outro encontro com representantes de todos os ministérios.

A intenção é tentar levantar os possíveis focos de mobilização em cada área e que tamanho podem atingir. Um grupo de monitoramento foi criado para fazer relatórios ao presidente.

Na sexta-feira, a Esplanada dos Ministérios estará fechada. Nos últimos dias, a segurança na frente do Palácio do Planalto reforçada com mais grades que o normal, e a entrada para o estacionamento tem sido fechada com certa frequência. Temer deverá acompanhar as manifestações de Brasília.

(Com Reuters)
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário