quarta-feira, 26 de abril de 2017

PF desarticula quadrilha de lavagem internacional de dinheiro

De acordo com a PF, as investigações começaram a partir de uma prisão em flagrante no aeroporto internacional de Brasília em agosto de 2016

Polícia Federal: ações se concentram no Distrito Federal, mas também ocorrem em mais 11 estados (Divulgação/Divulgação)

Rio de Janeiro – A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira 103 mandados judiciais, incluindo dois de prisão temporária, em uma operação deflagrada com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem internacional de dinheiro suspeita de ter movimentado mais de 5 bilhões de dólares.

De acordo com a PF, as investigações começaram a partir de uma prisão em flagrante no aeroporto internacional de Brasília em agosto de 2016. Entre os mandados expedidos pela Justiça Federal do DF estão 55 de busca e apreensão e 46 de condução coercitiva.

As ações se concentram no Distrito Federal, mas também ocorrem na Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins, acrescentou a PF.

“A Polícia Federal investiga se integrantes da organização realizavam operações de câmbio não autorizadas, além de dissimularem a aquisição de imóveis de alto valor e promover a evasão de divisas. Para isso, eles se utilizavam de ‘laranjas’ e falsificavam documentos públicos, especialmente certidões de nascimento emitidas em cartórios no interior do Brasil”, afirmou a PF em comunicado.

Os suspeitos são principalmente empresários proprietários de postos de gasolina, agências de turismo e lotéricas, entre outros estabelecimentos, mas a organização também contava com o apoio de advogados, contadores, funcionários de cartórios e até de um servidor da Polícia Federal.

“Em ação realizada ainda no ano de 2016, em endereços ligados a um dos integrantes do núcleo duro, foram encontrados documentos que apontam para uma empresa do tipo offshore controlada pela organização no exterior que pode ter realizado movimentações que excedem 5 bilhões de dólares”, acrescentou a PF.

A Justiça Federal determinou sigilo sobre os alvos das operações até o término do cumprimento dos mandados da operação, que recebeu o nome de Perfídia — uma referência à traição e deslealdade dos integrantes do núcleo duro da organização criminosa com o país, segundo a PF.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário