quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Faculdade expulsa aluno transexual por polêmica com docente

Faculdade Cásper Líbero: o aluno transexual afirmou que o episódio abriu espaço para diversas manifestações transfóbicas contra ele

São Paulo - O estudante transexual Samuel Silva, de 22 anos, acabou expulso na semana passada da Faculdade Cásper Líbero, uma das mais tradicionais de São Paulo, após se envolver em um episódio que classifica como ‘transfóbico’. Além dele, uma professora foi demitida e um coordenador do curso de Publicidade e Propaganda perdeu o cargo.

Tudo começou em setembro, quando Samuel queixou-se na sua página no Facebook de ter se sentido prejudicado em uma avaliação da disciplina de Redação Publicitária.

A professora exibiu um vídeo todo em inglês para os alunos e o aluno transexual teria sido o único a se queixado que a falta de legendas o prejudicou, no que se caracterizaria em uma ‘prática elitista’.

Samuel acabou exposto pela professora em questão, e reproduziu o conteúdo também no seu Facebook.


De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a polêmica só não foi amenizada entre estudante e professora porque, segundo Samuel, ele não era tratado pela docente no gênero masculino – o que ela negou ao jornal.

O aluno trans afirmou que o episódio abriu espaço para diversas manifestações transfóbicas contra ele, inclusive de colegas de turma.

A situação se agravou quando Samuel, de acordo com sua versão, se reuniu com o coordenador do curso e “trombou com ele”. O estudante acabou acusado de agressão, o que foi o suficiente para o diretor da Cásper Líbero, Carlos Roberto da Costa, a expulsar Samuel da instituição. Ele divulgou a decisão também na sua página no Facebook.

Além de Samuel, a professora envolvida no caso foi desligada da Cásper – ela não se pronunciou nas suas redes sociais sobre o assunto.

Já o coordenador do curso registrou um boletim de ocorrência contra o agora ex-aluno, mas perdeu o posto, ficando apenas no quadro de professores da faculdade.

Em outro perfil, Samuel lamentou que a faculdade esteja tirando "a oportunidade de estudar e ter um futuro melhor". "Lembram quando eu disse que lugar de trans é na faculdade? É com muito pesar que eu retiro o que eu disse. Lugar de trans, infelizmente, ainda é na marginalidade", escreveu.

fonte:exame.abril.com.br
por Thiago de Araújo, do Brasil Post
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário