Vulcão Amazonas é visto no centro da imagem, hoje muito menor do que já foi
Isso porque ao contrário do que sempre foi ensinado e que também correu à boca pequena, o Brasil tem sim vulcões. Pelo menos é o que garantem geólogos, se referindo a duas formações, encontradas uma na região Sudeste e outra na Norte.
O primeiro, com existência já confirmada, é o vulcão Amazonas, que fica, é claro, na região Norte. O segundo, ainda em fase de avaliação dos geólogos, é apelidado de Nova Iguaçu. Apesar da ausência de confirmação oficial, esse último já é encarado como vulcão por diversos geólogos.
E se você acha que a existência do Amazonas é coisa recente, então está redondamente enganado. Além de existir, ele é simplesmente o vulcão mais antigo do mundo, mais velho que muitas das formações mais famosas do mundo.
O vulcão brasileiro é datado de 1,9 bilhão de anos atrás e geólogos afirmam que seu cone chegou a ter 400 metros de altura no auge de suas erupções. Hoje, dizem eles, a cratera ainda tem 22 quilômetros de diâmetro.
O “vovô” vulcão fica entre os rios Tapajós e Jamanxin, em uma região formada por rochas vulcânicas que mostram a potência do monte em seu auge. A cidade habitada mais próxima do local é Itaituba, que fica no Pará.
Mas os brasileiros realmente não têm muito o que temer com os dois vulcões. Isso porque o Nova Iguaçu, que ainda nem é oficialmente um vulcão, está completamente extinto, sem possibilidade de voltar. Já seu “irmão” não entra em erupção há muitos anos e está inativo, sem qualquer resquício de que voltará a funcionar — o que, é claro, pode mudar em determinado tempo da história.
fonte:br.noticias.yahoo.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário